Monapo Rio já conta com novo centro de saúde

Monapo (IKWELI) Mais de 54 mil habitantes de 23 comunidades da vila municipal de Monapo, passam a beneficiar de um centro de saúde de raiz, desde esta quinta-feira (29). A infraestrutura que contou com apoio do governo egípcio foi inaugurada pelo governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdulla e é composto por uma maternidade, enfermaria, laboratório, entre outros serviços. 

Falando na ocasião, Eduardo Mariamo Abdula, explicou que mesmo com limitações orçamentais, o governo da província não cruzou os braços, por entender que um centro de saúde faz parte dos serviços básicos das comunidades. “Caros munícipes da vila autárquica de Monapo, investir na saúde é investir no futuro, porque um corpo saudável é um corpo com força para estudar, trabalhar, produzir e sonhar, é por isso que mesmo perante limitações orçamentais e os desafios do tempo, o governo da província de Nampula tem mantido a saúde como prioridade inegiciável. Este centro não é uma dádiva, é um direito conquistado por força da vossa voz da vossa resiliência e da vossa participação activa no desenvolvimento local, também é resultado da colaboração entre o governo e parceiros e o incansável esforço dos nossos profissionais de saúde.”

O governante, exortou ainda os profissionais de saúde afectos a aquela unidade, a trabalharem respeitando os princípios de ética e moral  “continuaremos a trabalhar para garantir que ele funcione com qualidade, com medicamentos disponíveis, técnicos bem formados, condições humanas, com materiais adequados, mas importante ainda queremos que este centro seja um espaço de consulta de confiança entre a população e os serviços de saúde. Aos profissionais que aqui vão trabalhar, deixo uma palavra de apreço e desafio para que sirvam com ética, dedicação e carinho. Cuidar da saúde das pessoas é mais do que uma profissão, é uma vocação de serviço ao público, por isso a saúde não começa no hospital, começa na prevenção, na alimentação, na higiene e na educação.”

Uma das beneficiárias, é Tereza Paulino, a qual conta que antes da construção daquela unidade sanitária o sofrimento das mulheres grávidas era enorme “com esse hospital, eu sinto-me muito satisfeita, porque para chegar a vila precisava de táxi mota, então assim estou muito satisfeita porque já tenho consulta perto, já tenho maternidade também porque muitas pessoas nasciam no caminho.”

Celestino Salimo, é outro beneficiário, e conta, “para mim e para toda população de Monapo graças a Deus porque as nossas mulheres sofriam muito e quando saiam daqui para lá na vila as vezes sofriam assaltos e estávamos cansados com isso, principalmente as mulheres, porque algumas delas nasciam no caminho, então estamos muito satisfeitos com a entrega dessa obra.”

Por sua vez, o líder comunitário daquele povoado, Ramadane Riqueza, entende que a construção daquele centro de saúde faz parte dos sonhos da população de Nova Cuamba em Monapo Rio, por isso preferiu mostrar gratidão com cânticos e danças locais. (Malito João)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img