Nacala (IKWELI) – O Desportivo de Nacala venceu nesta sexta-feira (23) o rival Ferroviário, também de Nacala, por 2-0, em partida da segunda jornada do campeonato nacional da primeira divisão em futebol sénior masculino, vulgo Moçambola da edição em curso.
A partida foi disputada no campo do Ferroviário de Nacala, na chamada zona económica especial, mas a mesma pertenceu ao Desportivo que continua com o seu recinto sem condições para acolher o Moçambola.
O Ferroviário começou bem o jogo, com jogadas combinadas que, em certa medida, atrapalhavam ao rival Desportivo. Apesar da troca de bola que enchia de esperança aos adeptos locomotivas, os avançados não conseguiram atingir o alvo.
Ao longo da primeira parte, o Desportivo também teve momentos de ataque destacáveis, mas sem sucessos, tal como o opositor, fazendo com que a etapa inicial terminasse sem abertura de contagem, portanto, 0 a 0.
A segunda parte foi de total alegria para o Desportivo de Nacala e seus adeptos, porque foi nesta etapa em que o Ferroviário de Nacala sofreu a sua primeira derrota neste seu regresso na maior prova do calendário futebolístico moçambicano.
O primeiro golo foi apontado mesmo no quinto minuto da etapa complementar, por intermédio de Miguel. O segundo golo do Desportivo apareceu num momento em que o Ferroviário procurava aquele que seria o histórico golo de empate, coube a Orlando selar a vitória bastante celebrada.
“Foi um espectaculo de futebol, os rapazes comportaram-se, tudo o que ensaiamos nos treinos é o que implementaram aqui nesse jogo, fomos felizardos, mas o Ferroviário de Nacala também bateu-se duro, merecia outro resultado, infelizmente não foi possível, a vitória sorriu do nosso lado e estão de parabéns os meus jovens”, analisou Manuel Casemiro, treinador do Desportivo de Nacala.
Para Zainadine Mulungo, treinador do Ferroviário de Nacala, “cada jogo é um jogo, entramos na primeira parte como dominador, mas não conseguimos concretizar em golos. Entramos na segunda parte, a página virou, o Desportivo entrou melhor, conseguiu marcar dois golos. Parabenizar ao Desportivo por aquilo que fez. Vamos continuar a trabalhar para rectificar os erros que cometemos”.
Trata-se de um jogo que cheirou a macua, pois, para além das duas equipas serem da província de Nampula, o quarteto de arbitragem, também foi de Nampula, e teve como árbitro principal, Aiuba Hilário, do distrito de Meconta. Apesar de uma e outra má interpretação de alguns lances, os elementos da COPAF (Comissão Provincial de Árbitros de Futebol) de Nampula conseguiram terminar o jogo num ambiente de paz.
“Os gajos venceram o jogo com golos justos, os nossos jogadores no lugar de chutar para a baliza brincavam com a bola, só para nos deixarem com essa desgraça”, disse um desportista vestido a rigor as cores locomotivas, provavelmente dava relatório a um amigo que não teve oportunidade de acompanhar presencialmente aquela partida.
Com a vitória, o Desportivo de Nacala soma agora três pontos na tabela classificativa, a passo que o Ferroviário de Nacala mantém-se com o primeiro ponto conseguido na jornada inaugural.
O Ferroviário de Nampula, outro representante da mais populosa província de Moçambique, só joga na próxima terça-feira diante da União Desportiva de Songo, também a contar para a segunda jornada da presente edição do Moçambola. (Constantino Henriques, em Nacala)