No distrito de Angoche : Haiyu Mining investe mais de 190 milhões de meticais em acções de responsabilidade social 

Angoche (IKWELI) – A mineradora Haiyu Mozambique Mining que explora areias pesadas no distrito de Angoche, a sul da província de Nampula, poderá investir mais de 190 milhões de meticais em acções de responsabilidade social, um valor que ultrapassou o que foi previsto aquando da concepção do plano estratégico 2020-2025, que era de injectar 150 milhões de meticais, o que constituía um aumento em 31%.

A informação foi partilhada esta sexta-feira (16), ao Secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, pelo responsável para área de responsabilidade social da empresa, Augusto Basílio, durante a apresentação das actividades realizadas entre os anos de 2020 até o primeiro trimestre de 2025.

O orçamento desembolsado ultrapassou a média em relação ao planificado que era de 150 milhões de meticais. No entanto, o valor de investimento realizado é alto em detrimento de muitas actividades que ainda não foram cumpridas, tendo se verificado um orçamento de 196.926.502 meticais, um aumento em mais de 31%.

Segundo o responsável, trata-se de um investimento que está a ser aplicado em acções básicas nas comunidades acolhedoras de exploração de minérios, como a construção de mercados, reabilitação de estradas, melhoramento de infra-estruturas de saúde, educação, saneamento, projectos de geração de rendimentos, expansão eléctrica, entre outras acções.

“Já realizamos todos os projectos ligados a infra-estruturas, uns estão em curso e outros já terminados”.

Basílio partilhou que a empresa vai ainda investir 7 milhões de meticais em projectos de geração de renda desenhadas pelas comunidades abrangidas pela mineradora.

“Já iniciamos com esse processo, fizemos todo levantamento nas 13 comunidades em termos de priorização dos projectos, o que falta é sentar com as comunidades para avançar com o financiamento”

Já no local da exploração do minério, o Secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, mostrou-se impressionado pelas actividades, tendo reconhecido o esforço empreendido pela empresa na execução dos projectos de responsabilidade social, que muitas vezes conta com o envolvimento das comunidades abrangidas.

“Saímos daqui bem impressionados. Ficamos satisfeitos porque vamos agora no terceiro trimestre de responsabilidade social e o processo é inclusivo, pois, há consultas nas comunidades abrangidas, logicamente que a gente sempre quer mais e, por vezes, há solicitações para além daquelas que estão inscritas no plano estratégico, tem havido receptividade de tal maneira que o valor orçado extrapolou por causa de responder à estas necessidades adicionais”.

Entretanto, mesmo impressionado, Pereira recomenda a empresa a incluir no próximo plano estratégico acções que visam beneficiar o distrito no seu todo como também, o recrutamento da mão-de-obra local.

“Nós recomendamos que no próximo plano estratégico não se veja somente as comunidades acolhidas pelo projecto, é preciso ver o distrito como um todo. A empresa está a explorar no distrito de Angoche e seria importante que nestes projectos de responsabilidade social fossem abrangidas outras comunidades”. (Ângela da Fonseca) 

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img