Nampula (IKWELI) – O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), em Nampula, refere que mais de 5 mil empresas naquele ponto do país não canalizam as contribuições dos trabalhadores ao sistema de segurança social.
Areno Uamba, delegado do INSS em Nampula, disse que a instituição que dirige conseguiu, no primeiro trimestre do corrente ano, cobrar a 2.500 empresas, tendo recuperado, pelo menos, mais de 20 milhões de meticais.
De acordo com o delegado, trata-se de um número acumulado que remota desde o ano de 1994, aquando da criação do INSS na província de Nampula. Por isso, revelou que às empresas devedoras foram instaurados processos junto das instituições de justiça com vista a pressionar os empregadores a cumprir com o seu dever.
“Há acções que nós temos vindo a fazer, primeiro é a sensibilização e quando não há uma reação notificamos formalmente para que paguem às contribuições e quando não acatam remetemos os processos às instituições de justiça para exortar outras acções de cobrança coerciva.”
A fonte partilhou que, para o presente ano, o sector tem como meta cobrar cerca de 82 milhões de meticais, entretanto, só no primeiro trimestre foram cobradas mais de 20 milhões, “o que significa que estamos acima daquilo que é a meta trimestral”.
Segundo Uamba, o sistema prevê inscrever no presente ano 2.067 contribuintes, tendo até ao momento inscrito acima de 300 mil.
“Estamos num nível de 92% em termos de inscrição contribuintes e quanto a parte dos beneficiários conseguimos inscrever acima de 100% o que significa que estamos num bom ritmo,” concluiu a fonte. (Ângela da Fonseca)