Nampula (IKWELI) – A província de Nampula, a mais populosa do país, conta que necessita de 21 679 profissionais para fazer o deficit de recursos humanos no sector da Saúde.
Munira Abduou, directora dos Serviços Provinciais de Saúde (SPS) de Nampula explica que, actualmente, Nampula dispõe de apenas 10.518 profissionais, um número muito aquém do necessário.
“Outro cenário é que uma unidade sanitária está para 10 mil (dez mil) habitantes,” disse a fonte sobre as dificuldades do seu sector.
Ainda assim, esta fonte afirma que “melhoramos a assistência técnica por causa das inspecções feitas a nível das nossas unidades sanitárias. Houve também melhoria na gestão farmacêutica e laboratorial no que concerne a redução de perda de medicamentos e nosso problema é roubo e venda de medicamentos ao nível das nossas unidades sanitárias. Houve também aquisição ilegal e consumo de medicamentos ilegais, ainda temos esse problema.”
Por outro lado, Abduou fala do pagamento de horas extraordinárias, referindo que somente as referentes ao ano 2024 são as que ainda não foram pagas, incluindo algumas dívidas com fornecedores.
“Em termos de subsídio funerário ainda temos dívidas em mais de 2 milhões. Em termos subsídio de morte, temos dívidas em mais de 8 milhões, é um grande desafio, porque temos famílias que vem todos dias cobrar-nos este subsídio,” disse, prosseguindo que “em termos de administração e finanças, temos dívidas de custos d bens e serviços. A nível dos serviços provinciais temos dívida de mais de 4 milhões. Se globalizarmos, com distritos temos 150 milhões de meticais como díivida e agora temos um cenário interessante sempre que começa o ano estamos a receber cartas ao nível dos distritos dos fornecedores a pedir que sejamos nós a pagar as dívidas, porque os distritos não conseguem honrar com aqueles que são os compromissos.” (Malito João)
