Nampula (IKWELI) – O distrito de Monapo, na província de Nampula, aposta na multiplicação de ramas de batata-doce de polpa alaranjada para distribuir as famílias de modo a massificarem a sua produção para suprir o défice alimentar nos próximos tempos e contribuir na redução do índice da desnutrição crônica.
A batata-doce de polpa alaranjada é rica em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, sendo importante para a visão e saúde da pele. Contém vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes que contribuem para uma dieta equilibrada.
Mesmo sem avançar dados numéricos do índice de desnutrição naquele distrito, o sector das actividades económicas adquiriu mais de 5 toneladas de ramas de batata-doce de polpa alaranjada e neste momento decorre a multiplicação em campos de ensaios e nas machambas de algumas associações para posterior distribuição às famílias mais vulneráveis.
O director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) de Monapo, Armando Braimo, informou que as intempéries afectaram perto de doze mil hectares e trinta e cinco mil produtores, entre singulares e associados.
Os produtores associados foram se recuperando com a reposição imediata de sementeiras de curto ciclo e neste momento a atenção é para as famílias camponesas mais vulneráveis de modo a terem alimentos nos próximos tempos.
“Essas ramas já estão na fase de crescimento e vamos distribuir brevemente, algumas famílias já receberam através das suas associações,” disse Armando Braimo.
Além de ramas de batata-doce de polpa alaranjada que está sendo multiplicada para alocar as famílias camponesas mais vulneráveis, Monapo está a criar contactos junto de parceiros para adquirir sementes de hortícolas e outras culturas de ciclo curto.
Armando Braimo assegurou que na primeira fase destes contactos, foi possível distribuir sementes de hortícolas, feijão nhemba a seiscentos produtores em cinco associações. (Nelsa Momade)






