Nipepe já está a mandar grafite para o mundo

Lichinga (IKWELI) – Arrancou na última segunda-feira (5) a extracção e processamento de grafite na comunidade de Muichi, no distrito de Nipepe, província do Niassa, depois de longo período de espera.
Trata-se do primeiro processamento de grafite a nível da província do Niassa que poderá dinamizar o desenvolvimento local, uma vez que contará com uma capacidade inicial de produção de 100 mil toneladas de grafite por ano. Entretanto, quando ambas as linhas de produção estiverem operacionais, a capacidade será duplicada para 200 mil toneladas anuais.
A exploração do grafite naquela região está sob responsabilidade de uma empresa chinesa DH Mining Development Limited e planeia investir mais 1,97 mil milhões de meticais (nas operações de produção).
Em entrevista ao Ikweli, o administrador do distrito de Nipepe, Sérgio Igua, mostrou a sua satisfação, uma vez que o arranque das actividades poderá contribuir para a empregabilidade dos jovens locais e não só.
“Foi um longo tempo e de certa forma podia ter se sentido alguma demora, mas o dia chegou, pois vai mostrar e dar maior esperança aos moçambicanos de que aquelas mil vagas, para os trabalhadores, poderão ser concretizadas, porque para aquilo que foi a promessa da empresa é de que haveria esperança de empregar um bom número de jovens”.
Entretanto, o dirigente apela aos proprietários da empresa a empregar mais jovens com maior destaque para os nativos, de forma a evitar conflitos.
“Não estamos a dizer que não empreguem os outros, empreguem sim, mas tendo em consideração daquele que é o jovem natural, porque muitas vezes tem criado barulho para os que não percebem como as coisas funcionam”.
Mas também, Igua pediu maior calma e paciência por parte dos jovens, “porque não é de uma vez que a empresa vai empregar, há fases e especificações”.
O grafite é um mineral com diversas aplicações na indústria em geral, incluindo a produção de baterias e lápis, assim, para facilitar o escoamento do grafite para a exportação, a DH Mining Development tem, neste momento, um plano para o transporte de forma mais segura e menos onerosa do produto por via terrestre de Nipepe para o porto de Nacala, em Nampula.
Em 2021, o representante residente da direcção da empresa, Song Shao Weide, teria dito que a fábrica tem capacidade instalada de processamento de cerca de 400 toneladas por dia, o que corresponde a 10 mil toneladas daquele minério com múltiplas e importantes aplicações na indústria automóvel, material eléctrico e tintas de elevada qualidade para a prevenção de efeitos corrosivos.
Vale realçar que a área de Muichi conta com uma reserva estimada em 8 milhões de toneladas de grafite. De acordo com a informação, as reservas confirmadas de grafite em toda a província de Niassa atingem 50 milhões de toneladas. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Mambinhas Steys e Flávio na mesma mesa de almoço com governador de Nampula 

Nampula (IKWELI) - A contribuição de dois atletas de...

Final da XVI edição dos jogos desportivos escolares: Nampula bate Lalaua e é campeão provincial

Nampula (IKWELI) – A delegação distrital de Nampula, na...

Tete tem condições de afirmar-se como novo corredor regional de investimentos

Maputo (IKWELI) – O ministro da Economia, Basílio Muhate,...

SdE acompanha projectos e apela ao combate à desinformação em Murrupula

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...

Governador de Nampula exige punição exemplar para os autores de uniões prematuras

Nampula (IKWELI) – O Governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Mambinhas Steys e Flávio na mesma mesa de almoço com governador de Nampula 

Nampula (IKWELI) - A contribuição de dois atletas de...

Tete tem condições de afirmar-se como novo corredor regional de investimentos

Maputo (IKWELI) – O ministro da Economia, Basílio Muhate,...

SdE acompanha projectos e apela ao combate à desinformação em Murrupula

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...

Governador de Nampula exige punição exemplar para os autores de uniões prematuras

Nampula (IKWELI) – O Governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CEP de Nampula vai oferecer almoço à crianças vulneráveis no dia 1 de Junho

Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img