Recuperação sócio econômica de mulheres em Cabo Delegado: ONU Mulheres e ADIN promovem discussão sobre o progresso do projecto

Pemba (IKWELI) – A ONU Mulheres, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), e com o apoio da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA), realizou nesta quinta uma discussão no Comité Director do Projecto (CPS) para a iniciativa “Promover a Recuperação Socioeconómica e a Resiliência das Mulheres e Raparigas Deslocadas e Retornadas Internamente no Norte de Moçambique”. 

O encontro reuniu representantes da ONU Mulheres, ADIN, KOICA Moçambique, representantes do governo a nível provincial e distrital, incluindo o Departamento de Género e Acção Social (DPGCAS) e Gabinetes de Atendimento à Família e Criança Vítimas de Violência (GBV Response Unit), parceiros da sociedade civil e outras partes interessadas.

A reunião teve como objectivo analisar os progressos alcançados até à data, aprovar os planos de trabalho e orçamento para 2025, identificar estratégias de mitigação de riscos e reforçar a coordenação entre os diferentes intervenientes envolvidos na implementação do projeto.

Desde o início do conflicto em Cabo Delgado, em 2017, mais de meio milhão de pessoas foram deslocadas, representando as mulheres e as crianças 79% das pessoas afectadas. Com um investimento total de 6 milhões de dólares, o projecto visa seis distritos afectados pelo conflicto na província de Cabo Delgado: Palma, Mocímboa da Praia, Nangade, Muidumbe, Macomia e Quissanga. O seu objectivo global é garantir que as mulheres em Cabo Delgado liderem e beneficiem igualmente da ajuda humanitária e dos esforços de recuperação, promovendo o acesso a meios de subsistência sustentáveis, habitação segura e mecanismos de protecção, com especial enfoque nas sobreviventes de violência baseada no género (VBG).

As principais realizações até à data incluem o reforço da capacidade operacional da Unidade de Resposta ao VBG através da distribuição de equipamento essencial – como motos, tendas, computadores e outros materiais de escritório – a todos os seis distritos alvo e à capital provincial, Pemba, melhorando assim a resposta multissectorial do VBG. Além disso, os prestadores de serviços de primeira linha dos setores de saúde, jurídico e social receberam treinamento especializado em gestão de casos de VBG, avaliação de risco e resposta coordenada. O projecto também iniciou actividades de envolvimento comunitário em colaboração com parceiros da sociedade civil, líderes locais e instituições de formação profissional, enquanto o alcance recente – particularmente durante os 16 Dias de Activismo contra o VBG, bem como os eventos do Dia Internacional da Mulher e do Mês da Mulher de 2025 – expandiu as mensagens de conscientização para mais de 2.600 pessoas em toda a província.

A segunda reunião do Comité Director do Projecto é, portanto, um passo essencial para garantir que o projecto continua a responder eficazmente às necessidades das comunidades e a contribuir para a reconstrução e estabilidade da Província de Cabo Delgado. (Redação)

Hot this week

Extensionistas pesqueiro recebem novos meios circulantes em Nampula

Nampula (IKWELI) – O director do Gabinete do Governador...

Governador de Nampula presta tributo a Adolfo Absalão Siueia e apela à preservação do seu legado

Nampula (IKWELI) – O Governador da Província de Nampula,...

No ensino superior Moçambique está abaixo dos padrões exigidos a nível do continente

Nampula (IKWELI) – O coordenador do Conselho Nacional de...

Mais um traficante de “makha” detido em Angoche

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

GirlMove Academy está a capacitar mais de 2 mi raparigas em literacia escolar em Nampula

Nampula (IKWELI) – A GirlMove Academy está a capacitar,...

Topics

Extensionistas pesqueiro recebem novos meios circulantes em Nampula

Nampula (IKWELI) – O director do Gabinete do Governador...

Mais um traficante de “makha” detido em Angoche

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Médis Farmacêutica conta com novas e modernas instalações em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Médis Farmacêutica conta, desde a...

No “Chapo Chapo”, Moma vence Larde por 3-1

Nampula (IKWELI) – A seleção do distrito de Moma,...

No Gabinfo: “Cai” Moiane “sobe” Canhemba

Após 11 anos sob direção de Emília Moiane, o...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img