Desinformação continua a dar “espaço” a cóleraem Nampula

Nampula (IKWELI) – A persistência da onda de desinformação sobre a cólera, com maior incidência nos distritos de Angoche e Murrupula, na provínciade Nampula, preocupa o sector da saúde que considera que impede o tratamento para combater a doença.

Segundo a directora provincial de Saúde de Nampula, Selma Xavier, ainda há necessidade de envolvimento de todas as forças vivas, sobretudo as lideranças comunitárias e religiosas para o controlo da onda de desinformação sobre cólera e difundir mensagens de prevenção para conter a propagação.

“Falando concretamente da cólera, estamos com 05distrito afectados e temos registado desinformação,sobretudo nos distritos de Angoche e Murrupula, neste momento o distrito de Mogovolas está um pouco calmo porque conseguimos abrir o centro de saúde de Nametil sede, mas continuamos com 3 unidades encerradas”.

Xavier assegurou que decorrem acções de monitoria, através de testagem de pacientes suspeitos, colheita de amostras de água e respetiva análise sobre a doença de origem hídrica.

“No distrito de Mogovolas, há dias tivemos um encontro de monitoria visando operacionalizar, pelo menos, duas unidades sanitárias e já está tudo aposto, faltando o centro de saúde de Nanhupo Rio,” disse a fonte, referindo que “sobre os casos de desinformação, os colegas do sector da Educação estão a trabalhar e temos apoio do Instituto de Comunicação Social com vista a difundir as mensagens de prevenção sobre a doença que continua preocupante para o governo moçambicano”.

Por outro lado, a fonte avançou que, em termos de dados, “para a cólera temos 2.822 casos e 39 óbitos ao nível da província de Nampula. (Nelsa Momade)

Hot this week

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Defensor dos direitos da criança apela a protecção das crianças dos abusadores

Nampula (IKWELI) – O defensor dos direitos da criança...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Topics

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Munícipes de Alto Molócuè exigem mais dos seus dirigentes

Alto Molócuè (IKWELI) – A vila de Alto Molócuè,...

Raparigas denunciam assédio sexual e maus tratos por parte de professores em Nampula

Nampula (IKWELI) – Raparigas em idade escolar, das escolas...

Governo defende reforço da produção de vacinas veterinárias em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Governo defendeu, esta segunda-feira (01),...