Murrupula: 8 indivíduos detidos por agredirem agentes da PT e INATRO

Nampula (IKWELI) – No fim da tarde deste sábado (19), a Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, convocou a imprensa para informar que deteve 8 indivíduos, de um grupo, que seviciaram seus membros afectos à Polícia de Trânsito (PT), incluindo do Instituo Nacional dos Transportes Terrestres (INATRO), no distrito de Murrupula na sexta-feira (18).

O incidente ocorreu no posto administrativo de Cazuzu, onde os agressores exibiam-se como Namparamas, imbatíveis aos tiros de armas convencionais, mas mesmo assim foram detidos.

A polícia conta que trata-se de cinco motoristas e três cobradores que na manhã da  última sexta-feira (18),  junto de um grupo de indivíduos, até então desconhecido,  agrediu os agentes que se encotravam de serviço com recurso a arma branca, tais como catanas, paus entre outros objetos contundentes.

Para além dos indivíduos, 5 viaturas que se dedicam ao transporte de pessoas e bens, popularmente conhecidos como “chapa-100”,  que transportaram os agressores, foram apreendidos pela corporação.

A porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, contou que tudo teve a sua génese quando as autoridades reguladoras de trânsito tentaram paralisar um transportador de um semi-coletivo que havia excedido a velocidade recomendada numa região,  entretanto este teria ignorado.

“Passado algum tempo o mesmo teria retornado com um total de sete transportes semi-coletivo e um número não especificado de indivíduos monidos de instrumentos contundentes do tipo catanas, pedras e varras, os mesmos agrediram fisicamente os membros que se encontravam em serviço naquele ponto e ainda tivemos um dano material de uma viatura que estava com os nossos agentes que contraíram ferimentos ligeiros”.

 Chaúque explica que os indivíduos ora detidos foram neutralizados através de um vídeo que captou as matrículas das viaturas envolvidas no caso.

“Já temos nomes de todos os envolvidos, neste momento segue os passos legais para responsabilização criminal destes indivíduos”.

Outras medidas acessórias irão cair sobre os indivíduos ora detidos, ou seja, incorrerá ainda sobre eles a inibição de condução, bem como a retirada da licença de transporte, tal como avançou o chefe de departamento do departamento técnico do INATRO, Eulídio Muhorro.

“No momento da fiscalização, houve uma viatura que vinha em excesso de velocidade e o motorista vai ser sancionado pela transgressão, de acordo com o artigo 33 que é o excesso de velocidade e para o caso dos que partiram para agressão vamos encaminhar uma participação ao Ministério Público”.

Contudo, garante que os agentes  continuarão a trabalhar por forma a garantir a ordem e boa circulação de pessoas e bens.

“Este trabalho vai prevalecer, é um trabalho conjunto, para que os transportadores também circulem de uma maneira ordeira”.

Enquanto isso, os supostos indivíduos negaram todas as acusações que pesam sobre eles, na justificativa de que foram pegos de surpresa. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Governador de Nampula garante que Muecate estará plenamente acessível antes da época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Nampula: Secretário de Estado apela ao reforço da promoção da saúde entre os jovens

Nampula (IKWELI) – O secretário de Estado na província...

RENAMO expulsa António Muchanga por 13 votos contra dois

Maputo (IKWELI) – O Conselho Nacional da Resistência Nacional...

Namialo prepara-se para ter sistema de abastecimento de água para 80 mil pessoas

Nampula (IKWELI) – Cerca de 80 mil pessoas da...

Ministro defende exploração sustentável dos recursos minerais em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O ministro dos Recursos Minerais e...

Topics

RENAMO expulsa António Muchanga por 13 votos contra dois

Maputo (IKWELI) – O Conselho Nacional da Resistência Nacional...

Ministro defende exploração sustentável dos recursos minerais em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O ministro dos Recursos Minerais e...

UniRovuma leva aconselhamento psicológico às comunidades de Nampula

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Edilidade de Nampula reporta dois casos de desvio de fundos do FDEL

Nampula (IKWELI) – O Conselho Municipal da Cidade de...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img