Mocímboa da Praia (IKWELI) – No âmbito da prevenção e combate a malária, que só nos primeiros três meses do presente ano demonstrou um aumento na ordem dos 39%, o governo do distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, distribuiu entre 8 e 13 de abril correntemais de 30 mil redes mosquiteiras a famílias locais.
Em entrevista exclusiva ao Ikweli, o diretor dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acão Social de Mocímboa da Praia, Nelson Ernesto, explicou que os pacientes padecentes de malária que maisdão entrada nos centros de saúde são crianças, com idade compreendida entre 0 e 5 anos.
“Em termos de óbitos, este ano só registamos um, contra dois casos de igual período do ano passado.”
Nelson Ernesto avançou que o aumento de casos obrigou o ministério da Saúde a fazer a distribuição de redes.
“Mas também temos feito palestras nas comunidades, que é para poder informar a população a se prevenir da doença, limpeza na vala de drenagem e remoção de lixo porque são os locais que o mosquito pode–se desenvolver mais, sendo que maior parte das famílias usam redes mosquiteiras para pesca, para cobrir celeiros e construção, uma vez que também estamos neste período de chuva,” acrescentou a fonte. (VirgíniaEmília)