Estrangeiros doam 6 toneladas de produtos alimentares para as vítimas do JUDE em Nampula

Nampula (IKWELI) – A comunidade estrangeira, residente na província de Nampula, procedeu na tarde de sexta-feira (11) a entrega simbólica de produtos alimentares, entre outros, ao governo da província de Nampula para às vítimas da tempestade tropical severa JUDE.

Trata-se de um total de seis toneladas de produtos compostos por arroz, farinha de milho, óleo, açúcar e produtos de higiene como sabão, entre outros, que foram recebidos pelo governador da província, Eduardo Mariamo Abdula.

Na ocasião, o presidente da comunidade estrangeira, Patrick Ngozika, disse que os membros sentiram-se sensibilizados com a situação em que algumas famílias se encontram, uma vez que muitas delas perderam suas casas.

“Conseguimos esse material através dos nossos irmãos que se sentiram sensibilizados com os nossos irmãos moçambicanos e, por isso, decidiram ajudar principalmente os que se encontram nos distritos e que sofreram muito.”

Por sua vez, o governador da província agradeceu o gesto humanitário da comunidade por ter compreendido o “grito” de socorro e garantiu que os produtos serão enviados para a população do distrito de Lalaua, um dos pontos que mais sofreu com a tempestade.

“O ciclone devastou muitas culturas agrícolas e deixou a nossa população numa situação extremamente difícil, esse vosso gesto é louvável e nós vamos encaminhar estas duas viaturas que trazem aproximadamente cinco toneladas de produtos diversos. Nós vamos transformar em kit e vamos tentar fazer chegar junto com vocês ao distrito de Lalaua, já conseguimos arranjar uma via alternativa e vamos levar para lá próxima semana.”

O governante enalteceu o papel dos órgãos de comunicação social, pois entende que estes tem ajudado o governo na disseminação de mensagens de pedido de apoio a província.

“Agradecer porque esta campanha só está a ter sucesso graças ao vosso trabalho [comunicação social], graças a informação que vocês levam para Moçambique e para o mundo inteiro a dizer que Nampula está a precisar.”

Importa referir que dados disponibilizados pelo governo de Nampula indicam que a tempestade tropical severa JUDE destruiu um total de 101.720 casas, afectando a 975.266 pessoas, o correspondente a 202.412 famílias. Mas também, arrasou 73 unidades sanitárias, causou 112 feridos e confirmados 45 óbitos. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

UniRovuma defende alfabetização de adultos como caminho para uma cidadania mais inclusiva

Nampula (IKWELI) – A alfabetização de adultos deve deixar...

Em futebol 11 masculinos: Nampula é campeã dos jogos desportivos escolares 2026

Inhambane (IKWELI) – A província de Nampula sagrou-se, no sábado...

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

Topics

UniRovuma defende alfabetização de adultos como caminho para uma cidadania mais inclusiva

Nampula (IKWELI) – A alfabetização de adultos deve deixar...

Em futebol 11 masculinos: Nampula é campeã dos jogos desportivos escolares 2026

Inhambane (IKWELI) – A província de Nampula sagrou-se, no sábado...

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img