Nampula (IKWELI) – Com apenas 19 anos de idade, Maira Mussa, jovem residente no bairro de Muhala Expansão, nos arredores da cidade de Nampula, alcançou a proeza de representar a capital do norte numa das maiores plataformas de descoberta de talentos no país no sector da moda, o Mozambique Fashion Week.
Maira conta que perdeu sua mãe quando tinha 4 anos de idade, situação que a obrigou desde cedo a procurar diferentes maneiras de garantir sua sustentabilidade e a da sua família.
“Tudo começou quando tinha 6 anos e ganhei um kit de costura composto por tesoura, agulha, linha e outras ferramentas de costura oferecidas por uma irmã que considero mãe. Desde criança, produzi bonecas e diferentes peças,” recorda-se a fonte sobre a sua iniciação e gosto pela moda.
A nossa interlocutora conta que é apaixonada pelo que faz e já teve a experiência de trabalhar como modelo, facto que aguçou seu gosto pela moda. “Tenho amor pelo trabalho que exerço, também apoio de familiares e fiz parte de uma agência de modelos na produção de vestuários.”
Outro ganho alcançado por Maira Mussa e dos que mais a orgulham, é a formação que teve a oportunidade de ter recentemente no Mozambique Fashion Week.
“Recentemente participei num concurso que culminou com uma formação promovida pelo Mozambique Fashion Week. Foi uma experiência única porque estava a representar a zona norte do país. Neste momento meu maior desejo é ser reconhecida e receber financiamento para materializar os meus objectivos.” (Nelsa Momade)