Governador de Nampula repõe ordem e tranquilidade públicas em Mutuali e a Administração do Estado volta a funcionar

Malema (IKWELI) – O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, garantiu a reposição da ordem e tranquilidade públicas no posto administrativo de Mutuali, no distrito de Malema, e ao meio dia desta quarta-feira (2) testemunhou o recomeço das actividades da administração pública no local.

Igualmente, Abdula participou do içar da bandeira da República de Moçambique nos edifícios do governo local, outrora vandalizados por Namparamas.

“Moçambique é um país uno e indivisível, ninguém pode dividir a nossa pátria. Mutuali é parte da nossa pátria, aqui na província de Nampula,” recordou o governador.

Aos membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS), o chefe do executivo de Nampula disse que “quero agradecer a todos vocês, em nome do governo e da população da província de Nampula, pela vossa entrega na reposição da ordem e tranquilidade públicas. Hoje viemos devolver a administração pública local”.

Num outro desenvolvimento, o governador Abdula explicou que essa actividade, igualmente, reflete o cumprimento das ordens do Presidente da República (PR), Daniel Chapo, que durante a sua última visita a Nampula recomendou o retorno da administração pública no posto administrativo de Mutuali.

“Trouxemos o chefe do posto e da localidade para trabalhar com a comunidade. O lugar deles é aqui. Eles fugirem daqui e o povo continuar aqui, isso não pode acontecer na nossa província. Há segurança, não há razão para estarmos ausentes”.

Em Mutuali, os Namparamas chegaram a indicar 2 chefes de postos e 3 chefes de localidades.

“Não devem cair nas manobras dos namparamas ou seja quem forem. Essa reivindicação não é da população, é de um grupo que se juntou e está a fazer isso,” concluiu o governador, dirigindo-se a população do principal mercado de Mutuali.

“Nunca recebemos visita de nenhum dirigente desde que começou essa situação. Agradecemos muito essa vinda do nosso governador, porque estávamos a precisar,” comentou Sara, uma residente de Mutuali.

Um outro residente Mutuali comentou que “são nossos filhos que estão a nos matar, pedimos que o governador nos ajude”. (Redação)

Hot this week

CAVAME-d: Governador de Nampula defende transformação imediata de memorandos alcançados em projectos

Nacala (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Primeiro leilão de rubis em Moçambique arrebatou mais de 200 mil dólares em Nacala

Nacala (IKWELI) - A estreia da primeira edição do...

Estado encaixa mais de 19 milhões de meticais com venda de minerais apreendidos

Nacala (IKWELI) - O segundo dia da Feira Anual...

Governador de Nampula garante que Muecate estará plenamente acessível antes da época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Nampula: Secretário de Estado apela ao reforço da promoção da saúde entre os jovens

Nampula (IKWELI) – O secretário de Estado na província...