Na renovação de contrato com a Kenmare Governo quer priorizar interesses dos moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Governo de Moçambique mostra-se preocupado com o ponto de situação de algumas localidades onde grandes multinacionais exploram seus minérios, por isso, promete defender e promover os interesses das comunidades locais.

Um dos exemplos é o da mineradora irlandesa Kenmare que explora areias pesadas no distrito de Moma, província de Nampula, a qual aguarda por uma resposta há mais de dois anos, após submeter o pedido de renovação contratual por mais duas décadas em Setembro de 2022.
Em conferência de Imprensa havida no último sábado de março , aquando do balanço da visita presidencial de 3 dias à província de Nampula, o Presidente da República, Daniel Chapo explicou que no processo de negociação das cláusulas do contrato há interesses por defender para que nenhum dos dois saia prejudicado.
“Naturalmente que a Kenmare vai tentar defender os seus interesses e o governo de Moçambique, por seu turno, vai defender os interesses do povo moçambicano. Nesta defesa vamos levando este tempo, que parece demora, mas não é. É realmente o facto de a Kenmare estar a defender os seus interesses, porque é investidor e quer ter retorno do investimento.”
Na ocasião, Chapo lembrou que a nível do distrito de Larde, há desafios relacionados com responsabilidade social corporativa das comunidades locais.
“É do vosso conhecimento que a nível de Larde temos desafios relacionados com responsabilidade social corporativa, vocês como nossos amigos da comunicação social já estiveram lá e acompanharam as comunidades locais a reclamarem sobre o nível da responsabilidade social corporativa.”
Importa referir que a mineradora irlandesa Kenmare tem dois contratos com o Governo de Moçambique, sendo um de exploração de areias pesadas, que vai até 2029, e outro de processamento de areias pesadas, que expirou em 2022. A mesma é a maior fornecedora mundial de iluminete e a terceira de titânio, importante recurso para a indústria aeronáutica e tem como principais destinos a China, Estados Unidos, Europa e Arábia Saudita.
Nos distritos de Larde e Moma, onde opera, a Kenmare tem se evidenciado no melhoramento dos serviços de educação, saúde e água, construindo infra-estruturas modernas e resilientes a mudanças climáticas. Igualmente, através de financiamento, a Kenmare promove a inclusão financeira e o desenvolvimento económico loca. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Tio Salim visita seus “sobrinhos” na principal zona de comércio informal da cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Violação de regras em Nampula: Obras da edilidade sem placas de identificação

Nampula (IKWELI) – É de praz, nos últimos tempos,...

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Topics

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Parlamento debate sobre PQG 2025-2029

Maputo (IKWELI) – O Parlamento reuniu-se, nesta quinta-feira (24), para debater a proposta do Programa...

Malária fez mais de 50 óbitos no primeiro trimestre em Nampula

Nampula (IKWELI) – Durante o primeiro trimestre do corrente ano, a malaria...

Chama da Unidade já “ilumina” Nampula

Nampula (IKWELI) - O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img