Nampula (IKWELI) – Os preços de táxi de mota aumentaram nas últimas duas semanas na cidade de Nampula, alegadamente pela subida do preço dos combustíveis no mercado informal, em virtude da escassez do produto na urbe.
Segundo apurou o Ikweli, os vendedores informais cobram ao litro de gasolina 90,00Mt (noventa meticais), o que torna onerosa a actividade de táxi de mota, um dos principais meios de transporte na mais importante cidade do norte de Moçambique.
“Há falta de gasolina, já tem duas semanas que estamos a sentir isso, mas isso vem se intensificando,” Ossufo Virgílio, taxista em Nampula.
Para Tomás Momade, a crise é cada vez mais difícil de lidar. “As coisas estão a piorar cada vez mais, porque por conta da escassez nas bombas, somos obrigados a comprar o combustível na rua, o que não nos favorece em nada,” declarou.
Outro taxista é Octávio Venea, que lamenta que “temos uma única bomba próxima para abastecer aqui nas proximidades. O combustível da rua actualmente custa 70,00Mt (setenta meticais) por meio litro, e um litro chega a 120,00Mt (cento e vinte meticais). Isso é um prejuízo para nós, porque ou ficamos horas nas filas das bombas, perdendo clientes, ou gastamos mais dinheiro na compra de combustível na rua, o que pode prejudicar nossas motas.”
Amadeu António e Nelson Omar, ambos mototaxistas, também expressaram suas dificuldades com o aumento de preços. “As filas nas bombas estão enormes, e o combustível na rua está cada vez mais caro, estamos a ser forçados a aumentar as tarifas, o que afeta ainda mais a nossa clientela. Estamos a viver uma verdadeira crise. Não sabemos quanto tempo mais conseguiremos sustentar esse ritmo, o combustível na rua é de má qualidade e não sabemos o que fazer.” (Ruth Lemax)