Nampula (IKWELI) – O não menos conhecido grupo de criminosos designado por “Grupo -15”, ou “G-15”, como também “Na-15”, tem usado o recinto do Estádio Municipal de Muhala, localizado na periferia da cidade de Nampula, como o seu esconderijo, aproveitando-se do estado de abandono da infra-estrutura.
Também conhecidos por “Na Catanas”, o grupo tomou o local em 2019, situação que aterroriza os moradores da região.
Bonifácio João, residente nas proximidades do edifício, conta que tem estado a viver dias de terror. “Passamos mal, mas tudo isso porque esse estádio municipal de Muhala foi abandonado. De noite aqui não se passa, porque há um grupo de malfeitores chamados grupo-15, que ficam escondidos para assaltar, agredir e roubar as pessoas que circulam por aqui. Muitas vezes, as vítimas são alunas que quando regressam da escola, são violadas sexualmente, e como não temos um posto policial próximo, não temos onde denunciar”.
Esta fonte refere que “gostaria que o nosso presidente do conselho municipal, viesse reabilitar, para começar-se a trabalhar no sentido de minimizar casos de criminalidade. Por exemplo, para chegar a minha casa tenho que passar da antena, porque se entro daqui serei agredido e esses não têm piedade, mesmo para matar eles tiram a vida, pior quando não tens nada para dar.”
Por outro lado, Laisa Rosário, de 16 anos de idade, aluna da 9ª classe na Escola Básica 22 de Agosto, contou ao Ikweli que “o estádio está abandonado há 7 anos, não há segurança, dentro nada tem, as bancadas estão danificadas, e devido aos criminosos, esses chamados grupo-15 que se escondem dentro do edifício, na calada da noite, até mesmo por volta das 17h é perigoso passar nessa área, por exemplo, já vi muitas minhas colegas a serem violadas sexualmente por eles, com medo de eu ser a próxima vítima, acabo seguindo a estrada até chegar em casa.”
Amisse Arlindo, outro residente naquela circunscrição, acrescentou “pior com esse capim, também existem cobras, por exemplo, há dias uns taxistas viram uma cobra grande a sair, acabaram por eliminar, mas também não foi fácil, então não sabemos para onde vamos com essa situação. Porque depois que Amurane perdeu a vida, não se trabalha, só podemos encontrar seguranças a guarnecer o edifício, mas mesmo assim nada funciona, porque esses malfeitores entram sem eles se aperceberem e os mesmos correm risco de serem assassinados. Gostaria de pedir ao conselho municipal para cortar todo capim que está a cercar o edifício e reabilitar o estádio municipal de Muhala.”
A nossa equipe de reportagem, procurou ouvir um dos seguranças do conselho, municipal que estava em serviço, que preferiu falar em anonimato declarou.
“Nós que somos seguranças precisamos de reforço para o estádio municipal, porque não temos segurança, em todo edifício há fácil acesso para entrada de criminosos,” disse.
O que diz a edilidade?
O autarca da cidade de Nampula, Luís Giquira, diz ter tomado conhecimento do estado do edifício e garantiu fazer a reabilitação do mesmo.
“Como dissemos, estamos a fazer agora um projecto executivo, vamos brevemente lançar um concurso para a reabilitação, ainda este ano iniciaremos com as obras do Estádio Municipal de Muhala.” (Virgínia Emília)