Maputo (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) disse, nesta terça-feira (25), que no período de 14 a 24 de março corrente, o país registou 16 acidentes de viação que resultaram em 37 óbitos, contra 17 do mesmo período do ano passado.
Para além de óbitos, a PRM registou três feridos graves contra 5, e 12 feridos ligeiros contra 8 do período anterior, resultantes de atropelamentos, despistes e choque entre viaturas.
O chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando-Geral da PRM, Leonel Muchina, aponta como causa desses acidentes o excesso de velocidade, trânsito fora da mão e má travessia dos peões.
Muchina repetiu o discurso da corporação, segundo o qual a PRM está a levar a cabo medidas para prevenção da sinistralidade rodoviária, nomeadamente reactivação e introdução de brigadas móveis de fiscalização, controlo de velocidade e de álcool em pontos críticos, além de intensificação de acções de educação cívica rodoviária nas escolas, igrejas e outros locais de aglomerado populacional incluindo o controlo de lotação e estado técnico de veículos de transportes colectivos, e semicolectivos passageiros
Quanto aos casos criminais, mais de mil indivíduos foram detidos em todo o país como resultado de diversas operações. “No período em alusão a PRM e o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) realizou diversas operações em todo país que resultaram na detenção de 1.171 indivíduos sendo 749 por violação, 177 por imigração ilegal e 245 por práticas de delitos comuns”. (Antónia Mazive)