Bispo de Gurúè implora a paz e fraternidade em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O Bispo da Diocese de Gúruè, e presidente da Comissão Episcopal dos Seminários, da província eclesiástica da Beira, Dom Inácio Lucas Mwita, diz estar com “o coração a sangrar” devido a situação actual que Moçambique vive nos últimos tempos.

Falando na sua homilia no último fim-de-semana no distrito de Gurué, a margem da ordenação diaconal de cinco jovens da congregação do Sagrado Coração de Jesus, Dom Inácio Lucas disse que enquanto se vive e se trabalha na vida terrena o percurso e o plano final do homem deveriam ser o encontro com Jesus Salvador da humanidade, se abstendo do mal que retrata a dignidade das pessoas, sobretudo dos mais pobre.

Para justificar a sua ideologia, o líder religioso busca a experiência do apóstolo Paulo que a sagrada escritura aponta-lhe como sendo um exemplo vivo de conversão depois de ter perseguido o povo assim como da igreja na antiguidade.

“Temos que estar consciente que em quanto caminhamos na terra a corrida não estará terminada tende de continuar, esforça-se para atingir a meta final, não podemos a dado momento deter-nos a gozar as nossas conquistas convencidas que já está tudo feito e consolidado, em cada passo da nossa vida temos que renovar a nossa escolha por Deus, e continuar os nossos esforços em direção a vida nova e eterna, porque quem escuta a palavra de Deus e concretiza começa a ver tudo na vida com mais clareza, então começamos a perceber qual é a maneira mais humana de enfrentar os problemas da vida e os males do nosso mundo, isso para garantir a paz que todos almejamos”.

Dom Inácio Lucas disse que durante as tribulações que o país vive o cristão não deve perder a tua fé, precisa procurar sempre ser um exemplo vivo de cristo na sociedade e no trabalho. “Como sabeis que ninguém deve servir a dois senhores, considerai a toda impureza como idolatria, vamos buscar segurança em Deus ouvindo o conselho do próximo. Por isso nesse tempo da quaresma somos convidados a renovar a nossa fé a confiar de olhos fechados em Deus e nas suas propostas”.

Falando aos diáconos, o bispo de Gurué assegurou que “hoje estão a entrar na ordem dos diáconos pensai com atenção o grau do ministério aqui que são elevados os diáconos fortalecidos com os dons do espírito santo tem por missão ajudar o bispo e o seu presbitério, o serviço da palavra, do altar e no serviço da caridade montando-se como servo de todos e sobretudo mostrando-se servidores diáconos são ministros do altar proclamam evangelho, preparam o sacrifício”. (Malito João)

Hot this week

Tio Salim visita seus “sobrinhos” na principal zona de comércio informal da cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Violação de regras em Nampula: Obras da edilidade sem placas de identificação

Nampula (IKWELI) – É de praz, nos últimos tempos,...

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Topics

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Parlamento debate sobre PQG 2025-2029

Maputo (IKWELI) – O Parlamento reuniu-se, nesta quinta-feira (24), para debater a proposta do Programa...

Malária fez mais de 50 óbitos no primeiro trimestre em Nampula

Nampula (IKWELI) – Durante o primeiro trimestre do corrente ano, a malaria...

Chama da Unidade já “ilumina” Nampula

Nampula (IKWELI) - O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img