Governador de Nampula apela maior solidariedade da comunidade muçulmana para as famílias afectadas pelo JUDE

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula,  Eduardo Mariamo Abdula, ou simplesmente “Tio Salim”, como é carinhosamente tratado, participou do iftar deste domingo, o 16º dia do Ramadan, junto dos demais crentes que professam o Islão, um evento de confraternização organizado pelo Conselho Islâmico de Moçambique, na capital da província mais populosa de Moçambique.

O iftar  é uma refeição que os muçulmanos fazem ao pôr-do-sol para quebrar o jejum diário durante o mês de Ramadan, também conhecido como mês do sacrifício.

Eduardo Mariamo Abdula agradeceu o gesto demonstrado pelo Conselho Islâmico de Moçambique, de proporcionar aquele evento. Na ocasião o governador de Nampula deixou apelo a todos os muçulmanos e os crentes de outras religiões a fazerem valer a sua solidariedade, fazendo parte das campanhas de apoio às famílias afectadas pela fúria da tempestade tropical severa JUDE, um evento climático que fustigou a província de Nampula entre os dias 10 e 11 de Março corrente.

A passagem da tempestade tropical severa JUDE, na província de Nampula, deixou múltiplos prejuízos, desde as perdas de vidas humanas, destruição de bens públicos e privados, com destaque para vias de acesso, escolas, casas de habitação, machambas, entre outros danos. Aliás, dados das autoridades oficiais apontam para mais de cem mil pessoas que ficaram directamente afectadas por aquele fenómeno meteorológico.

Aliás, mais de vinte mil famílias estão com suas casas destruídas, na sua maioria sem alimentos, pois a tempestade levou consigo tudo que encontrasse nessas habitações. Parte das famílias encontra-se neste momento em centros transitórios, dependendo dos terceiros para a sua sobrevivência.

Foi daí que o governador de Nampula dirigiu-se aos irmãos muçulmanos que não foram afectados pela intempérie, no sentido de serem solidários, dando mão a quem necessita.

“Apelar a toda comunidade muçulmana e a todos religiosos da nossa província, a se juntarem nos movimentos de solidariedade devido a situação em que estamos a viver hoje. Nampula em pouco tempo está a sofrer três ciclones, Chido, Dikeledi e agora o JUDE que devastou tudo o que nos sobrava”, recordou Eduardo Mariamo Abdula.

“Mas sabemos que não há nada que vem ao acaso. Acredito que Allah é para nos tornar cada vez mais fortes, mais resilientes, mas é preciso que estejamos, todos irmãos e irmãs, mais unidos para ultrapassarmos essas gravidades”, prosseguiu o governante.

“Recentemente, visitamos alguns distritos e temos uma situação de emergência caótica. Precisamos que todos os irmãos adiram as campanhas de angariação de bens de construção, bens alimentares perecíveis ou não, para ajudarmos os nossos irmãos. Eles ficaram com casas sem cobertura, mesquitas sem tectos, e famílias praticamente sem roupa, sem comida”, lamentou o chefe do Conselho Executivo Provincial de Nampula.

O apelo do governador de Nampula foi secundado pelo Secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Nerino Pereira, que esteve presente no mesmo evento de confraternização. (Constantino Henriques)

Hot this week

Tio Salim visita seus “sobrinhos” na principal zona de comércio informal da cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Violação de regras em Nampula: Obras da edilidade sem placas de identificação

Nampula (IKWELI) – É de praz, nos últimos tempos,...

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Topics

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Parlamento debate sobre PQG 2025-2029

Maputo (IKWELI) – O Parlamento reuniu-se, nesta quinta-feira (24), para debater a proposta do Programa...

Malária fez mais de 50 óbitos no primeiro trimestre em Nampula

Nampula (IKWELI) – Durante o primeiro trimestre do corrente ano, a malaria...

Chama da Unidade já “ilumina” Nampula

Nampula (IKWELI) - O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img