Nampula (IKWELI) – Uma criança de apenas 6 anos de vida foi resgatada sem vida, ontem (quarta-feira, 12), após uma em embarcação de busca e salvamento ter naufragado na última terça-feira (11), no distrito da Ilha de Moçambique, na província de Nampula.
Trata-se de uma embarcação que naufragou com um total de 25 pessoas que se encontravam sitiadas no bairro de Tsangano nas comunidades de Naguemna e Mathapue, cujo o número maior era de crianças.
A informação foi partilhada nesta quinta-feira (13), pelo administrador da Ilha de Moçambique, Silvério Nauaito, que explicou que na altura do naufrágio, a embarcação encontrava-se a fazer a sexta viagem de resgate das pessoas que se encontravam retidas na comunidade devido as inundações causadas pela tempestade tropical severa JUDE.
“Depois de ter feito cinco viagens, já na sexta viagem a embarcação seguia com 25 pessoas na sua maioria crianças, logo após a ocorrência, houve ajuda das outras embarcações porque na altura estavam a operar em simultâneo mais duas embarcações. Resgatadas 24 pessoas com vida, uma criança desapareceu, tendo sido encontrada já sem vida ontem.”
De acordo com o administrador, as 24 pessoas resgatadas foram levadas ao centro transitório aberto no bairro Nthethe, ainda na Ilha de Moçambique.
“São cerca de mil pessoas que estão a ser atendidas naquele centro, para além dos resgatados”.
A província de Nampula foi fustigada pela tempestade tropical severa JUDE há três dias, a qual dados preliminares partilhados pelas autoridades governamentais indicam para 6 vítimas mortais, mais de 98 mil pessoas afectadas, o correspondente a 19.702 famílias e destruiu diversas infraestruturas, dentre públicas e privadas. (Ângela da Fonseca)
