Nampula (IKWELI) – Pelo menos 341.361 pessoas poderão ser afectadas pelo ciclone tropical JUDE, que desde este domingo (9) fustiga a província de Nampula, tendo entrado pelos distritos de Nacala e Mossuril, os quais já registam chuvas desde as primeiras horas do dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) informou, durante uma sessão do Comité Operativo de Emergência (COE), realizado neste domingo (9), que prevê a ocorrência de chuvas acompanhadas com ventos fortes. A precipitação poderá atingir entre 120 mm e 220 mm e ventos com a velocidade de até 140 quilómetros por hora, e espera-se que o pico seja na madrugada de segunda-feira (10).
Segundo o INAM, as chuvas deverão ocorrer em toda a província a partir de terça-feira (11), esperando redução a partir de quarta-feira (12).
“No canal de Moçambique não é aconselhável os pescadores se fazerem ao mar, porque a altura das ondas é de 7 metros. Também para as casas de construção precária é preciso reforçar e as chuvas estão acompanhadas por trovoadas, é preciso evitar estar por baixo das árvores, próximo aos postos de corrente elétrica e outros pontos perigos,” disse Nicolau Guilherme, meteorologista do INAM.
A delegada do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) em Nampula, Anacleta Botão, chamou especial atenção para “a bacia de Meluli, no distrito de Mogovolas, tudo por conta da sua capacidade de armazenamento que atingiu limite e com a precipitação que se espera poderá haver incremento”.
Calquer de Albuquerque, director do gabinete do governador da província de Nampula que dirigiu a referida sessão do COE, apelou o envolvimento de todos na procura de soluções para os efeitos deste evento climático extremo. (Nelsa Momade)