Homens catana criam pânico na mais populosa escola de Moçambique

Nampula (IKWELI) – Um número não especificado de indivíduos, na sua maioria jovens, fez-se à escola mais populosa de Moçambique, a Escola Básica de Mutomote 1, no bairro de Namutequeliua, nos arredores da cidade de Nampula, munido de instrumentos contundentes e pedras, o que causou pânico obrigando a paralisação total das aulas.

Este facto que ocorreu por volta das 11h desta quinta-feira (6), em consequência gerou uma agitação na escola e preocupação nos pais e encarregados de educação que acorreram ao estabelecimento para buscar seus filhos.
Entrevistados pela nossa equipa de reportagem, limitaram-se em mostrar o seu desespero, explicando que sabem que a actuação dos homens catanas começou desde o mercado grossista do Waresta, adentrando na zona urbana da cidade.
“Eles chegaram e começaram a pedir crianças que estavam na sala para sair, então o guarda disse que não podiam entrar, e esses jovens começaram a insistir, até que abriram as portas à força, e as crianças saíram das salas,” disse um dos encarregados que foi buscar seu educando. Tal como este, havia outros pais levando e procurando seus educandos.
O Ikweli foi informado que, no momento do pânico, todos os professores, incluindo os membros da direcção da Escola, abandonaram o local, por questões de segurança.
“Todos fugiram sim, nós só estamos preocupados com nossos filhos. Algumas crianças perderam suas pastas, outras desapareceram e deixaram só as pastas, seus pais estão a chorar com seus braços erguidos na cabeça,” avançou outra encarregada, visivelmente chocada.
Uma outra encarregada, que também não revelou o seu nome, desolada e lacrimejando, ficou minutos sem localizar o seu filho, sussurrando que “não tenho forças, perdi meu filho, eu ouvi que aqui havia greve e corri para cá, então não estou a encontrar meu filho, de 6 anos”.
Depois de gerarem o pânico, os homens catanas abandonaram o local, sem, no entanto, causar ferimentos aos alunos e os respectivos professores, entanto, a nossa reportagem não contactou movimento de alunos que estuda no período da tarde chegando naquele estabelecimento de ensino.
Contactada a porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), Rosa Nilsa Chaúque, disse que não tinha informações e não poderia avançar quaisquer comentários sobre o ocorrido. (Nazombe Maitoshera)

Hot this week

Alunos “desviados” para receber Chapo

Nampula (IKWELI) – Várias escolas da cidade de Nampula...

Chapo promete criar condições para que Moçambique não viva conflitos pós-eleitorais continuamente

Nampula (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel...

Está para breve a reposição do acesso ao distrito de Muecate

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img