Torneio entre bairros de Nampula: Zamalek Fc vence a primeira edição do torneio de futsal

Nampula (IKWELI) – Terminou no último domingo (2) a primeira edição do torneio entre bairros da cidade de Nampula, na modalidade de futsal, e a equipa do Zamalek Futebol Clube, do bairro de Muhala – Expansão, conquistou o título da competição.

Para levantar o troféu máximo da prova, o Zamaleke Futebol Clube derrotou a equipa do Bairro Urbano Central por 11 a 4, em jogo da grande final disputado no passado domingo, no Pavilhão de Desportos do Clube Ferroviário de Nampula.

Foi uma partida em que os artistas das duas colectividades de tudo fizeram para conquistar o título da primeira edição do certame, mas a equipa do Zamaleke teve maior pontaria, com Salvador a liderar o ataque com dois primeiros golos que elevaram os índices motivacionais das suas colectividades. 

“Primeiro agradecer aos meus companheiros pelo trabalho. Desde o início, nós fomos muito subestimados e nem mesmo nós não acreditávamos que aqui estaríamos, mas fomos acreditando com mais trabalho e, felizmente conseguimos chegar aqui e somos campeões”, disse ASK, capitão da equipa de Zamalek Futebol Clube de Muhala -Expansão. 

“Dizer que estou muito feliz. Gostaria que existissem mais campeonatos deste género, para além do futebol, é ver jovens unidos por uma única causa, então, pedir aos organizadores e outras pessoas para que iniciativa deste género continue. Gostei muito da organização, nota 10”, acrescentou a fonte.

“Parabenizar estes rapazes porque fizemos um bom trabalho ao longo do torneio, mas hoje voltamos a cometer o mesmo erro que cometemos no início, onde ainda não nos conhecíamos, mas desta vez como nos conhecemos, devíamos ter feito alguma coisa”, começou por analisar Yoossen Hanane, capitão do Bairro Urbano Central.

“Tivemos muita desconcentração, acho que os miúdos estavam convencidos de que o jogo seria fácil, mas o Zamalek fez o trabalho de casa, se preparou e foi melhor. Estão de parabéns, também estão de parabéns os meus rapazes porque ninguém contava que estaríamos nesta fase, mas chegamos e com mérito, mas aconteceu o que aconteceu e venceu a melhor equipa em campo, o Zamalek”, reconheceu Hanane.

A primeira edição do torneio entre bairros da cidade de Nampula foi realizada com o propósito de unificar os jovens de diferentes partes da cidade, os mesmos que corriam risco de serem divididos, por conta da eclosão das manifestações pós-eleitorais que o país e Nampula viveram, daí justificar o lema “Jovens de Nampula Unidos na Construção da Paz e Reconciliação no país”. 

Seis equipas disputaram o torneio, nomeadamente: Os que não Comem do bairro de Mutauanha, New Time de Muatala, XPS United de Muhala-Expansão, Bairro Urbano Central, Marinha Futebol Clube do Bairro Central e Zamaleke Futebol Clube de Muhala-Expansão.

As equipas da New Time e XPS não conseguiram apurar-se para a fase a eliminar. O jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, entre as equipas “Os que Não Comem” e Marinha, terminou com a vitória da segunda equipa por 10-4, garantindo assim o último lugar do pódio.

Pacre Chehane, director provincial da Juventude, Emprego e Desportos de Nampula esteve presente na cerimónia de encerramento, em representação, também, do governador provincial. Do que viu, Chehane disse que “eu vi uma verdadeira paz, jovens animados, jovens criativos, vi uma bela organização, vi um ambiente de paz, e é disso que nós queremos continuar, é disso que o nosso governador gosta e quer. Os jovens dedicaram o campeonato a ele, e ele também quer massificar o desporto”.

“Então”, prosseguiu o titular das pastas da juventude, emprego e desporto, na província de Nampula, “estamos unidos e isso é de louvar. As outras camadas juvenis é questão de replicar, massificarmos porque a iniciativa já foi dada”.

Jordão Matimula, presidente da Comissão Organizadora fez um balanco positivo do torneio, uma vez serem alcançados os objectivos pelos quais moveram a realização daquela competição.

“Buscamos esse desporto para que a juventude em Nampula estivesse muito coesa, queríamos mostrar ao país e outras províncias que é possível, sim, garantir o desenvolvimento através do desporto”, começou por dizer Jordão Matimula.

“Nas duas últimas jornadas, a semifinal e final, nós conseguimos verificar que a paz, a coesão e reconciliação entre os jovens esteve lá. Ela se fez sentir. Estamos de parabéns, sim, porque conseguimos deixar as rivalidades entre os bairros e assegurar que a juventude, os anseios da juventude ficassem no topo do processo e não as questões individuais”, referiu Matimula.

Em conformidade com Matimula, a próxima edição estará de regresso em Janeiro de 2026, prevendo que muitas equipas dos bairros da cidade possam fazer parte.

“A próxima edição fica para Janeiro de 2026 e aí esperamos que a maioria dos bairros da cidade de Nampula, assegurar maior participação, maior divulgação do torneio. Este é um piloto e não tivemos a participação que gostaríamos de ter, esperamos que nas próximas fases possamos ter uma participação massiva do público. Também queremos  mostrar que o futsal existe bem como que a juventude está orientada, não é aquela juventude de vandalizações , não é aquela juventude que é vista como antagónica no processo de desenvolvimento, é uma juventude proactiva, que tem foco e na construção da paz e na construção do país e sua contribuição no processo económico”, precisou a fonte. (Constantino Henriques)

Hot this week

Cólera mata mais uma pessoa em Nampula

  Nampula (IKWELI) – O surto da cólera que está...

G-15 “apodera-se” do Estádio Municipal de Muhala

Nampula (IKWELI) – O não menos conhecido grupo de...

Malária aterroriza reassentados de Entete

Nampula (IKWELI) – O sector de Saúde ao nível...

Há cada vez mais jovens com problemas de depressão em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

18 Imigrantes ilegais detidos em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Direcção Provincial de Migração de...

Topics

Cólera mata mais uma pessoa em Nampula

  Nampula (IKWELI) – O surto da cólera que está...

G-15 “apodera-se” do Estádio Municipal de Muhala

Nampula (IKWELI) – O não menos conhecido grupo de...

Malária aterroriza reassentados de Entete

Nampula (IKWELI) – O sector de Saúde ao nível...

Há cada vez mais jovens com problemas de depressão em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

18 Imigrantes ilegais detidos em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Direcção Provincial de Migração de...

Alunos “desviados” para receber Chapo

Nampula (IKWELI) – Várias escolas da cidade de Nampula...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img