Giquira volta a “assombrar” take-aways na sua cidade

Nampula (IKWELI) – Já há quase um ano que o conselho autárquico da cidade de Nampula prometeu retirar todos os take-aways instalados nos passeios da urbe, porque supostamente a situação tem estado a condicionar a livre circulação de pessoas e bens.

Os take-aways em causa estão instalados nas avenidas Eduardo Mondlane, 25 de Setembro e Paulo Samuel Kankhomba, situação que se arrasta desde o reinado do anterior autarca, Paulo Vahanle. 

O presidente do conselho autárquico da cidade de Nampula, Luiz Giquira, fez saber que os take-aways que que não foram removidos, não irão escapar desta vez. 

“Já conseguimos retirar uma média de 30 [take-aways], em apenas três avenidas da nossa cidade como por exemplo na Avenida de Eduardo Mondlane, 25 de setembro e Paulo Samuel Kankhomba, que estava a condicionar a livre circulação, mas vamos continuar com esses processos. Nos próximos dias, haverá ainda a remoção de mais  take-aways porque nenhum deles tem a licença.” 

Quando questionado se a edilidade teria algum espaço para alocar os take-aways retirados, o autarca respondeu que “infelizmente ainda não temos espaço, as pessoas podem remover, depois arranjamos seus próprios espaços, mas desde que não seja na rua, porque o problema é de ser na via pública que está a criar constrangimentos na circulação dos veículos e bens. Mesmo o estacionamento de veículos, tem sido difícil, porque nos lugares foram construídos take-aways.”

A nossa equipa de reportagem entrevistou igualmente alguns proprietários de Take-aways, os quais foram unânimes em afirmar que a decisão é injusta, uma vez que o conselho municipal os tem obrigado a pagar uma taxa mensal de 1,200.00Mt (mil e duzentos meticais). 

“Nós já tentamos reclamar essa situação com o presidente do conselho municipal, porque estamos a ser ameaçados de remoção dos nossos Ttke-aways desde o ano passado, então nós queríamos ter alguma informação relacionada ao assunto,” contou um dos proprietários que preferiu anonimato. 

Outro proprietário de take-away, com 27 trabalhadores que também preferiu anonimato, acrescentou que “na verdade é preocupante, uma vez que ele disse no ano passado, mas nós também falamos com o presidente, disse que estão a fazer os estudos para remover aqueles que estão mal instalados, mas ainda não falaram quais serão os locais, assim não sei se não serei uma das pessoas que será expulso”. (Virgínia Emília)

Hot this week

Arcebispo de Nampula manifesta satisfação com Chapo

Nampula (IKWELI) - As exéquias de Dom Osório Citora...

“Dom Osório Citora Afonso não pertenceu apenas à Diocese de Quelimane. Pertenceu a todo o povo

moçambicano,” Eduardo Mariamo Abdula na missa de corpo presenteNampula...

Escassez de peixe preocupa angocheanos

Nampula (IKWELI) – Os pescadores do distrito de Angoche,...

Governador de Nampula quer cultura na prevenção de uniões prematuras em Eráti

Namapa (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Arcebispo de Nampula manifesta satisfação com Chapo

Nampula (IKWELI) - As exéquias de Dom Osório Citora...

“Dom Osório Citora Afonso não pertenceu apenas à Diocese de Quelimane. Pertenceu a todo o povo

moçambicano,” Eduardo Mariamo Abdula na missa de corpo presenteNampula...

Escassez de peixe preocupa angocheanos

Nampula (IKWELI) – Os pescadores do distrito de Angoche,...

Governador de Nampula quer cultura na prevenção de uniões prematuras em Eráti

Namapa (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Nampula pretende atrair turistas através das danças tradicionais

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula quer fazer...

Encontrado corpo sem vida nas águas do Cossore

NAMPULA (IKWELI) – O corpo de um jovem, cuja...

Abiba Abá acusa Muchanga de ser ingrato

Nampula (IKWELI) – A delegada política provincial do partido...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img