Nampula (IKWELI) – Arrancou no pretérito fim-de-semana a primeira edição do torneio de futsal entre os bairros da cidade de Nampula, uma iniciativa que visa contribuir na construção da paz e reconciliação em Moçambique, país que continua sendo caracterizado por instabilidade sociopolítico, com enfoque para os períodos pós-eleitorais.
A iniciativa é do desportista Jordão Matimula Júnior, Presidente do Grupo Desportivo Xicomu, colectividade que actualmente movimenta a modalidade de Futsal. Nesta edição o torneio conta com a participação de seis equipas oriundas de quatro bairros da cidade de Nampula. Trata-se de Marinha Fc, do bairro Central, Zamaleke Fc, do Bairro de Muhala Expansão, New Time de Muatala, Os que Não Comem, do bairro de Mutauanha, Bairro Central Fc e XPS do bairro de Muhala Expansão.
Nos últimos quase três meses, Moçambique ficou novamente mergulhado em tensão pós-eleitoral, com manifestações à escala nacional, convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, em protesto dos resultados eleitorais. Foram manifestações pacíficas, mas que depois se tornaram em violentas, acompanhadas de destruições de bens públicos e privados, bem como baleamentos mortais de cidadãos, uma acção atribuída a polícia.
Estes episódios concorreram para que a população vivesse aterrorizada e mergulhada em incertezas sobre o futuro do país.
Assim, o referido torneio é guiado sob lema “Jovens de Nampula unidos para a construção da Paz e Reconciliação em Moçambique”, acreditando-se que a atividade desportiva pode devolver o caminho de esperança dos moçambicanos sobre os dias melhores, dias sem bloqueio das vias de acesso, sem vandalismo, sem o som das armas, um país em que os direitos humanos são observados e que a justiça social seja patente no seio do povo moçambicano.

“O principal motivo é para fazer face ao contexto actual político e social em que o nosso país está a viver, no contexto das manifestações, por um lado, por outro lado, a situação da juventude moçambicana sob ponto de vista do país, e de Nampula em particular. Nos bairros em que estamos, no âmbito das manifestações, é difícil alguém sair da sua viatura de um bairro para outro, pois é confundido como parte dos vândalos, parte de pessoas não bem-vindas para o bairro, razão pela qual pode sofrer agressão, e as suas viaturas são vandalizadas.”, disse Jordão Matimula Júnior, organizador do torneio.
“Então, nós entendemos que, nesse pressuposto, nós temos que estar unidos porque nós somos nampulenses, somos cidadãos na província de Nampula, somos irmãos acima de tudo. Por isso essa guerra que se instalou não é guerra entre irmãos, não é guerra entre bairro de Muhala contra o bairro de Carrupeia, bairro de Napipine contra o bairro Central. Estamos a compreender mal esse pressuposto, por essa razão fizemos este torneio para que cada um dos atletas que aqui está, voltar para o seu bairro e dizer, olha todos nós somos irmãos, e vamos assegurar para que haja paz entre nós e possamos nos reconciliar”, acrescentou a fonte.
Igualmente, Matimula Júnior disse acreditar que aquele torneio irá contribuir positivamente para que muitos jovens se distanciem do mundo do consumo ilícito das drogas. “A nossa abordagem é que os nossos jovens saiam desses males e venham voltar-se a uma causa nobre, a coesão da juventude que é o processo de reconstrução de jovens. Os jovens de hoje são o futuro do amanhã, nós queremos assegurar que cada um dos jovens daqui da província de Nampula, de forma geral, e da cidade de Nampula de forma particular, possa ser útil ao bairro onde ele está, possa ser útil à família”, referiu Matimula.
A iniciativa é aplaudida pelos participantes do torneio, pois acreditam que, param além da pacificação, o mesmo vai ajudar na descoberta de talentos desportivos, o que poderá ser mais-valia para o futsal da província e do país.

“Agradecer a organização do torneio neste tempo em que estamos. A situação não está boa no país, todo mundo sabe, então este torneio serve mesmo para unir o povo do Rovuma ao Maputo, apesar de que agora o torneio acontece apenas entre os bairros da cidade de Nampula”, disse Shelton, jogador da equipa da Marinha Fc que venceu a turma de XPS por 8-2.
“Sobre o jogo, entramos bem, conseguimos anular todas as investidas deles na primeira parte e conseguimos ganhar o jogo. Sofremos dois golos, mas conseguimos recuperar, ganhamos o jogo e estamos de parabéns, vamos nos preparar para próximo fim-de-semana com outro adversário, mas é sempre bom começar este torneio com os três pontos”, destacou.

“A iniciativa é de louvar visto que estamos num período sociopolítico complicado. Nós como jovens precisamos de espaços como este. Quanto ao jogo, é a realidade do futebol, nós não conseguimos traduzir as oportunidades que tivemos, mas para os próximos jogos prometemos trabalhar”, precisou Leonel André, atleta da equipa do XPS.

“Torneio muito competitivo, o Matimula está de parabéns por essa iniciativa, nós precisamos muito disso. É um torneio muito competitivo entre os bairros da cidade de Nampula, mas acima de tudo muito parabéns Matimula por esta iniciativa”, referiu Arsénio, jogador da equipa Bairro Central.
Aquele desportista disse não ter dúvidas que através do desporto pode-se construir a paz e reconciliação no país. “Podemos sim, através do desporto, construirmos a paz efectiva. Eu aconselho aos jovens para não aderirem a violência, para que no nosso país possamos evoluir socialmente e economicamente”, anotou.
Lineu Alberto Máquina, jogador de Zamalek Fc, também, considerou que “esta é uma boa iniciativa visto que tinha muitos jovens parados, sem fazer nada. O desporto é bom para a saúde, ajuda aos jovens a se distanciarem das drogas, alcoolismo, por isso esta é uma boa iniciativa e, venham muitos campeonatos nesta província de Nampula. Parabéns aos organizadores deste grande evento”.
As partidas da primeira jornada do torneio forneceram os seguintes resultados: Zamaleke Fc 6-2 Bairro Central, Os que Não Comem 5-2 New Time e Marinha Fc 8-2 XPS. (Constantino Henriques)