Nampula (IKWELI) – Um grupo de manifestantes, assistidos por populares da localidade de Topuito, no distrito de Larde, a sul da província de Nampula, tentou sem sucesso invadir o estaleiro da mineradota irlandesa Kenmare que explora areias pesadas naquela circunscrição e no vizinho distrito de Moma.
O acto teve lugar na tarde desta quinta-feira (5) e forçou o não pouso da avioneta que transporta trabalhadores da empresa.
A Kenmare, que desenvolve o projecto de areias pesadas de Moma, tem sido um dos maiores empregadores daquela região, como também promotora do desenvolvimento local. Naquela localidade, a mineradora construiu um Instituto Técnico, onde jovens locais, e não só, são formados em diversas áreas.
Ainda em Larde e Moma, a Kenmare tem sido responsável pela construção de infraestruturas sociais, sobretudo nos sectores da Educação, Saúde, Saneamento do Meio e Água.
Relatos a que o Ikweli teve acesso indicam os manifestantes estiveram, tanto nas imediações do aeródromo, assim como do estaleiro de escritórios da empresa.
De acordo com várias fontes locais, algumas das principais vias de acesso à mina e ao acampamento da empresa foram bloqueadas pela população ou pelos manifestantes, que gritavam o nome do candidato presidencial Venâncio Mondlane.
Durante a ação, uma esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), que estava em construção, também foi vandalizada.
Circulam vídeos nas redes sociais, alguns dos quais foram visualizados pela nossa redação, mostrando os manifestantes quase entrando na pista de aviação local. Uma avioneta, prestes a aterrissar, foi forçada a recuar.
Nas imagens, também é possível ver agentes da Polícia, que, temendo pela segurança, se isolaram dos manifestantes para evitar confrontos maiores. (Redação)