Nampula: PRM pressionada a libertar manifestante que portava “arma de madeira”

Nampula (IKWELI)- A Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade Nampula, prendeu na tarde desta sexta-feira (22), na avenida do Trabalho, zona da Sipal, um manifestante que portava uma “arma de madeira”, durante um desfile dos que reivindicam vitória eleitoral e melhoramento da qualidade de vida.

Este acto decorre no terceiro dia de luto a luz da manifestação pacífica convocada pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, suportado pelo PODEMOS.

“Arma de madeira”, trata-se de um objeto (brinquedo) de madeira que o manifestantes levava consigo e durante a sua manifestação apontou contra a polícia simulando disparos, o que chamou atenção aos agentes e o prenderam.

Quando os manifestantes aperceberam-se que um dos seus colegas havia sido preso, seguiram, em caravana, até à Primeira Esquadra da corporação, na avenida 25 de Setembro, para onde este fora dirigido e pressionaram a polícia a colocá-lo em liberdade.

Após mais de 30 minutos de negociação, a polícia libertou o manifestante, e, para alegria daqueles que o aguardavam com cânticos de revolta e frases como “não iremos sair daqui até a polícia libertar o nosso homem.“, a pressão terminou.

Depois disso, os manifestantes abandonaram o local e continuaram a marcha, na qual exigiam a justiça eleitoral enquanto exaltavam a figura do político Venâncio Mondlane.

Segundo contam nossas fontes, as manifestações corriam normalmente até que a polícia se fez presente para levar o jovem que portava a “arma de madeira”.  “Estávamos a entoar o hino nacional até que a PRM veio e levou um dos nossos homens,” falou um dos manifestantes.

No entanto, até a hora que a reportagem do Ikweli abandonou o local, não havia incidente violento entre eles e a polícia, bem como danos público e privado, fora da paralisação, por alguns minutos, do trânsito ao nível das principais rodovias da urbe. (Ruth Lemax & Redacção)

Hot this week

Governadores colocados à prova quanto a gestão dos recursos minerais em suas províncias

O Primeiro dia da Conferência Sobre Adição de Valor...

Governador de Nampula quer que Moçambique se torne centro de exportações

O Governador da província de Nampula, Eduardo Mariano Abdula...

Arrancam obras da fábrica que vai produzir mais de trezentas toneladas de farinha de trigo por dia em Nacala

Nacala (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Caifadine Manasse insta graduados do IFPELAC a apostarem no autoemprego

Nampula (IKWELI) – O ministro moçambicano da Juventude e...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img