Académicos reflectem sobre os desafios da filosofia na liberdade em Moçambique

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Rovuma organizou, no campus de Napipine, na manhã desta quinta-feira (21) um colóquio alusivo ao dia Mundial da Filosofia, com atenções viradas para reflexão dos desafios da filosofia na liberdade em Moçambique.

O evento que juntou, na mesma sala várias individualidades, tinha como pano de fundo reflectir a volta dos 50 anos da independência de Moçambique, celebrando as liberdades que o país conquistou e por vir.

A directora da faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, Denise Kátia Omar, fez saber que é um marco histórico a celebração do dia mundial da filosofia, por entender que é a segunda vez que o departamento que dirige organiza um evento do género.

Um dos oradores do simpósio, o professor doutor Felizardo Pedro, fez uma análise profunda sobre a liberdade e o limite que cada cidadão tem diante da liberdade dos outros.

Dando uma abordagem sobre a situação actual da crise pós-eleitoral, o filósofo Pedro Felizardo disse que é em tempos de crise em que os génios nascem. “O tema de hoje denota filosofar como um exercício de liberdade. Quando conversava com um dos meus chefes, eu dizia que os mais velhos têm uma conjuntura repetitiva, mas acho que é pertinente porque diz alguma coisa importante dando algumas premissas, precisamos saber que filosofar e eu fiz um exercício tão profundo e vi que o conceito surge em dois termos que significa amigo do saber, portanto o filósofo enquanto amigo do saber, ao filosofar faz uma auto produção de saber”. (Malito João)

 

 

 

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img