Nampula (IKWELI) – A equipa de basquetebol, Velhas Glórias, partiu na manhã desta segunda-feira (11) da cidade de Nampula com destino a Luanda, capital de Angola, onde, a partir do próximo dia 15 do mês em curso, participa num torneio internacional da modalidade, organizado por naquele país africano.
As Velhas Glórias, como o nome sugere, é uma colectividade desportiva constituída por ex-praticantes do basquetebol, com idade não inferior a 40 anos.
O referido torneio designado por “the basket”, é organizado por basquetebolistas de Angola também constituído por antigas com mais de 40 anos de idade, e é inserido, segundo apuramos, nas comemorações de mais um aniversário da independência daquele país.
Para esta edição, para além das Velhas Glórias e outras três equipas moçambicanas, farão parte outros países africanos como, por exemplo, Marrocos, Quénia, África do Sul, Zimbabwe, com fortes possibilidades da participação da Itália, único país europeu.
Trata-se da primeira vez em que as Velhas Glórias província de Nampula participam naquele tipo de torneio.
A deslocação que vai colocar Nampula na história daquele evento desportivo foi suportada por Eduardo Mariamo Abdula, cabeça-de-Lista do partido Frelimo eleito à governador de Nampula nas eleições do passado dia 9 de Outubro do ano em curso.
“Agradecer ao nosso Tio Salimo que fez com que isso acontecesse, mostrou que sim, nós podemos. Foi só um estalar de dedos que a gente bateu a porta dele e ele abraçou a causa e isso é gratificante. Foi Tio Salimo que proporcionou isso tudo”, mostrou sua gratidão, Cassira Saíde, treinadora da equipa das Velhas Glórias.
Um dos compromissos de Tio Salimo, anunciados durante a pré e campanha eleitoral, é contribuir no desenvolvimento de actividades desportivas na província de Nampula, território que, ao nível desportivo, ainda continua desafiado pela insuficiência de recintos desportivos em condições para a prática desportiva, para além da quase total ausência de agentes económicos no apoio da causa do desporto na província.
Apesar de ser a primeira vez que as Velhas Glórias participam naquele torneio, a meta principal passa pela conquista da prova, como forma de engrandecer o desporto praticado na província de Nampula e em Moçambique.
“Queremos mostrar a camada jovem que no desporto não importa a idade, nós podemos praticar o desporto, podemos praticar o basquete porque o basquete é alegria, é o conjunto, é aquela socialização. Nós vamos trazer o título, trabalhamos muito para poder trazer bons resultados nesse torneio”, acredita Cassira Saíde, timoneira das Velhas Glórias.
“A equipa de Velhas Glórias de Nampula recebeu um convite de Angola para participar num torneio denominado the basket 2024. Conseguimos um patrocínio e estamos a caminho de Angola para nos juntarmos a outras mulheres com mais de 40 anos de idade e que ainda jogam basquetebol”, referiu Iolanda Napoleão, coordenadora da equipa.
Para Napoleão, a participação da equipa Velhas Glórias de Nampula no referido torneio, “significa uma grande vitória porque é pela primeira vez que a zona norte vai-se representar ao nível internacional, as outras zonas do país já foram. Também é uma vitória porque depois disso podemos passar o testemunho para os mais jovens, nós com 40 anos ainda jogamos e queremos que ao nível da província de Nampula tenhamos a massificação do desporto”, precisou a fonte. (Constantino Henriques)