Moçambola 2024: Axinenes despedem-se com honra e glória dos seus adeptos

Nampula (IKWELI) – O Ferroviário de Nampula derrotou no passado domingo, no Estádio 25 de Junho, a equipa da Baía de Pemba por 3-0, em partida da penúltima jornada do campeonato nacional da primeira divisão, ou simplesmente Moçambola da presente edição.

Tratou-se, na verdade, do último jogo desta temporada futebolística que o Ferroviário de Nampula realiza em casa e perante o seu público, por isso, a vitória representa sem dúvidas uma despedida gloriosa da equipa comandada pelo mister João Chissano, aos sócios e simpatizantes dos chamados axinenes de Nampula.

A Baía de Pemba foi a equipa que teve um bom começo dentro das quatro linhas, com transições rápidas que facilmente chegavam na zona defendida pelo experiente guarda-redes Fazito, mas sem golos.

Uma das primeiras jogadas destacáveis do Ferroviário de Nampula surgiu aos sete minutos da primeira parte, numa jogada de belo efeito de Chelito, o qual ao fazer passe a Soares rematou desenquadrado, para o desespero dos apoiantes locomotivas.

Aos 22 minutos, também o Ferroviário de Nampula teve uma grande oportunidade de inaugurar o marcador, num contra-ataque de Chelito, mas após chegar a área, chutou para o desvio do guarda-redes Mocas, para canto.

O primeiro golo surgiu no minuto 23, por intermédio de Soares que aproveitou a cobrança do pontapé de canto para fazer rir o público que escalou aquele recinto desportivo. Com o resultado de 1-0 foi-se ao intervalo. Outros dois golos foram apontados na etapa complementar por intermédio de Turras e Soares.

Com este resultado, o Ferroviário de Nampula ocupa agora a 6ª posição da tabela classificativa do Moçambola com 27 pontos, a mesma pontuação da Associação Desportiva de Vilanculos e Ferroviário da Beira.

Apesar da derrota, Sérgio Conceição, treinador da Baía de Pemba considerou que “foi um bom jogo, tivemos boa abordagem no início até sofrer o golo e a equipa depois acusou o golo sofrido, tentamos jogar a primeira parte e não conseguimos marcar, fomos na segunda parte e contra corrente do jogo fomos sofrer o segundo golo e daí foi o que se viu. A equipa continuou a jogar mas depois foi acusar cansaço num determinado tempo, embora tenha-se feito tanto esforço para superar estas situações, os jogadores não conseguiram marcar o golo, mas de tudo, também fomos um pouco ingénuos em algumas abordagens, mas continuo a dar os parabéns a equipa pelo esforço que tem feito. Esse cansaço também se deveu a viagem um pouco tardia, e está de parabéns o Ferroviário de Nampula, ganhou bem, não foi por culpa do Ferroviário de Nampula, foi um jogo em que as duas equipas tiveram boa abordagem”, referiu.

 Para João Chissano, treinador do Ferroviário de Nampula, “Foi um bom jogo e acho que a vitória acendeu perfeitamente ao Ferroviário de Nampula. Por aquilo que nós fizemos em campo, os nossos jogadores cumpriram com aquilo que era o nosso plano de jogo. Sabíamos que o Baía vinha para jogar com a bola no pé e de uma forma muito pausada, nós tivemos que tentar pressionar para forçar o Baía para cometer alguns erros, cometeu alguns e conseguimos marcar, e noutro lance conseguimos fazer golo e noutras duas jogadas foi mesmo a construção de jogo bem feito. Os meus jogadores estão de parabéns, está de parabéns também a direção do clube que mesmo faltando uma ou duas jornadas para o Moçambola terminar, continua a dar todo apoio, tudo aquilo que nós pretendemos para fazer um bom jogo”, sublinhou o timoneiro dos axinenes de Nampula.

Outros jogos forneceram os seguintes resultados: Ferroviário de Maputo 1-0 vs Desportivo de Nacala, Ferroviário da Beira 1-0 vs Costa do Sol, Associação Black Bulls 4-0 vs Textáfrica de Chimoio, União Desportiva de Songo 4-0 vs Brera Tchumene e Associação Desportiva de Vilankulo 2–2 vs Ferroviário de Lichinga.

Quando falta apenas uma jornada do fim do Moçambola, a Associação Black Bulls lidera a prova com 48 pontos, seguida pela União Desportiva de Songo com 46 pontos e Costa do Sol na terceira posição com 41 pontos. As equipas do Textáfrica e Chimoio e Brera de Tchumene ocupam os dois últimos lugares do campeonato e, matematicamente, estão despromovidas da competição para o próximo ano, há medida que as restantes agremiações já garantiram suas permanências. Poule norte de acesso ao Moçambola 2025. (Constantino Henriques)

Hot this week

Nampula vai instalar um sistema de vigilância da febre tifoide

Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de...

Bancada do MDM na AR advoga que Nampula deve receber maior bolo no orçamento para reconstrução pós-ciclones

Nampula (IKWELI) – Deputados da bancada do partido Movimento...

Nampula discute técnicas de combate a corrupção envolvendo magistrados

 Nampula (IKWELI) – A Procuradoria Provincial de Nampula, região...

Nampula: consumidores agastados com viciação de balanças nos mercados

Nampula (IKWELI) – Os consumidores da capital do norte,...

No âmbito de 100 de governação: HCN efectua cirurgia de catarata a 80 pacientes

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img