Conselho Anglicano de Moçambique clama pela Paz e reconciliação enquanto se vive escalada de violência

Nampula (Ikweli)- O Conselho Anglicano de Moçambique lança um apelo urgente à nação em uma carta comovente, expressando profunda preocupação e tristeza pela recente onda de violência que atinge o país.

Num comunicado assinado pelos bispos da congregação, os líderes religiosos destacam a necessidade urgente de se promover a paz e a reconciliação entre os moçambicanos, independentemente das divergências de opinião.

O documento lamenta que após anos de luta pela independência, o país esteja agora dividido por disputas internas que ceifam vidas de compatriotas “Hoje matamo-nos entre irmãos, entre compatriotas, entre moçambicanos, só por causa das opiniões diferentes”, declararam os bispos, enquanto recordam as vítimas do terrorismo em Cabo Delgado e os feridos pelas recentes confrontações.

O Conselho Anglicano exorta que o ciclo de ódio seja rompido, citando as escrituras sagradas “Todos aqueles que tomarem a espada perecerão pela espada” (Mateus 26:52). 

Os bispos clamam ainda para que líderes e cidadãos abandonem os discursos inflamatórios e promovam o diálogo, a compreensão e o perdão ” Os bispos anglicanos se comprometem a escutar o clamor dos jovens pela garantia de seus direitos civis, apoiar as famílias enlutadas e a orar pela cura das feridas que a violência deixou no país. Também apelamos à classe política, para que evite o uso de palavras e armas como forma de resolver as diferenças.”

O Conselho Anglicano também pede por justiça célere para casos de violência e para que a liberdade de imprensa seja respeitada como pilar essencial da democracia. (Ruth Lemax)

Hot this week

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Defensor dos direitos da criança apela a protecção das crianças dos abusadores

Nampula (IKWELI) – O defensor dos direitos da criança...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Topics

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Munícipes de Alto Molócuè exigem mais dos seus dirigentes

Alto Molócuè (IKWELI) – A vila de Alto Molócuè,...

Raparigas denunciam assédio sexual e maus tratos por parte de professores em Nampula

Nampula (IKWELI) – Raparigas em idade escolar, das escolas...

Governo defende reforço da produção de vacinas veterinárias em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Governo defendeu, esta segunda-feira (01),...