Maputo (Ikweli )- A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE UE) em Moçambique, diz que os resultados Eleitorais divulgados na última quinta-feira (24) pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) não responderam as preocupações da MOE UE, relativamente à transparência do processo de contagem e apuramento.
A MOE UE, através de um comunicado a imprensa apela as autoridades eleitorais a garantir maior integridade na transparência, incluindo a publicação dos resultados desagregados por mesa de voto e ao conselho constitucional para que responda adequadamente aos recursos contenciosos apresentados por diferentes partidos.
Lê se ainda no comunicado que a instituição “condena a dispersão violenta dos manifestantes e a violência política nos últimos dias e que a Missão insta ao respeito pelas liberdades fundamentais e pelo direito da união pacífica.”
Refira-se que a MOE UE iniciou suas actividades no país a 1 de setembro do presente ano e destacou um total de 179 para o dia das eleições. ( Antónia Mazive)