Nampula (IKWELI) – Um total de 3.226.882 eleitores vão as urnas nesta quarta-feira (9) para eleger o Presidente da república, Deputados da Assembleia da República e membros da Assembleia Provincial no maior círculo eleitoral do país, Nampula, no âmbito das 7ª eleições gerais e 4ª para as assembleias provinciais.
Sendo o processo de votação a fase crucial do processo eleitoral, alguns jovens que falaram ao Ikweli mostram-se expectantes e com garantia de aproximar-se as assembleias de voto nas primeiras horas para exercer o seu direito cívico com dignidade.
Alexandre António, que recenseou na EPC da Barragem, disse que não vai perder tempo, até as 6 horas da manhã, estará a caminho da assembleia de votação para que possa exercer o seu direito cívico. “Amanhã [hoje] vou votar, e tenho muitas expectativas, mas o mais importante para alcançar tudo o que imagino, vou acordar cedo para ir votar e espero um ambiente calmo e sereno para permitir que a gente decida à vontade nas urnas”, disse a fonte.
Preciosa Carlos, outra eleitora, fez saber que sendo a primeira vez que vai as urnas está emocionada. “O coração está a bater”, mas diz que nada vai lhe impedir de chegar cedo ao local onde vai eleger. “Será minha primeira vez a votar, porque completei 18 anos em dezembro do ano passado, mas estou muito ansiosa apesar de que vivo a quinhentos metros do local onde me recenseei, até as 7 horas, estarei lá para votar”.
Abacar Anlawe, eleitor, diz estar firme para eleger, por isso “amanhã sem problemas estarei onde me recenseei, apesar de que já mudei de zona, mas tenho que ir votar e voltar para casa o mais cedo possível. Estou muito feliz porque amanhã vamos decidir os destinos do país nos próximos cinco anos”.
Numa conferência de imprensa havida ontem na sede provincial da Comissão Provincial de Eleições, os órgãos eleitorais dão conta de que tudo está acautelado para um processo pacífico, mesmo com a greve dos membros de mesas de voto. (Malito João)