Nampula (IKWELI) – O candidato presidencial pelo partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, encerrou a sua caça ao voto na cidade de Nampula na tarde deste sábado (5), onde prometeu trabalhar arduamente para a inclusão da mulher na vida política do país.
De acordo com o candidato, a mulher constitui prioridade da sua formação política e vai trabalhar para combater a violência contra a mesma. “Na governação, em Moçambique através de Lutero Simango, queremos elevar as mulheres na vida política e não só, dai que todos nós devemos proteger as raparigas, jovens e mulheres. Queremos combater todo tipo de violência doméstica contra as mulheres moçambicanas”.
Lutero acrescentou que uma das estratégias para o alcance desta façanha será investir na educação da mulher, pois “queremos empoderar as mulheres através da educação e envolver na vida política para que tomem suas decisões livremente”.
Simango, também, olha para as uniões prematuras como um problema e explica que, caso vença as eleições, irá combatê-las. “As uniões prematuras que, consequentemente, motivam a desistência escolar, o assédio sexual, entre outras questões de violência contra a rapariga, constitui um desafio do governo da República de Moçambique na actualidade, também tem outro desafio do governo no poder, que é garantir o emprego dos jovens, mas como a nossa vitória, garantimos melhorar todos os problemas dos jovens e melhorar os serviços básicos”. (Nelsa Momade)