Uma novela polémica na Associação Provincial de Futebol de Nampula: Sidat sai do Maputo para apadrinhar o apuramento de Omhipiti a Poule no lugar do Sporting

0
158

Nampula (IKWELI) – Por enquanto apenas o Ferroviário de Nacala está na poule regional norte de apuramento ao Moçambola do próximo ano, na sequência de recurso interposto pela equipa de Omhipiti Futebol Clube, à decisão do Conselho de Disciplina da Associação Provincial de Futebol de Nampula que retira pontos a equipa da Ilha de Moçambique devido ao alegado uso irregular de jogadores.

Em jogo a contar para a penúltima jornada da fase final do campeonato nacional da segunda divisão, fase provincial de Nampula, vulgo nampulense, entre Omhipiti Fc e Sporting de Nampula, terá terminado com a vitória da equipa da Ilha de Moçambique, por 1-0, mas viria a ser protesto pelos leões pois na mesma partida os ilhéus usaram jogadores irregulares.

O protesto do Sporting de Nampula foi acolhido pelo órgão de tutela e, analisados os factos, comprovou-se o uso irregular dos jogadores na equipa de Omhipiti, que consistiu na troca de fotografias nos cartões de inscrição dos atletas, segundo consta do acórdão 5/CD/APFN/2024, do Conselho de Disciplina da Associação Provincial de Futebol de Nampula.

Entretanto, volvidos seis dias da publicação do referido acórdão, Omhipiti Futebol Clube remeteu o recurso a decisão por considerar que a mesma foi feita numa base injusta para prejudicar os interesses do clube insular.

Aliás, o recurso foi submetido depois de Omhipiti conquistar uma vitória diante do Ferroviário de Nacala, por 3-2, em jogo realizado no campo municipal da Ilha de Moçambique, para além do Sporting de Nampula que venceu a União Desportiva de Mogovolas, por 1-0, ambos jogos pontuável para a última jornada da fase final do campeonato provincial.

Depois da realização da última jornada, a tabela classificativa conferia 13 pontos ao Ferroviário de Nacala, 11 pontos ao Sporting de Nampula, 7 pontos ao Omhipiti Fc e 3 pontos a turma da União Desportiva de Mogovolas. Mas após o recurso, a APFN divulgou o comunicado em que retira os três pontos ao Sporting de Nampula.

Informação adicionais que o Ikweli teve acesso dão contas que o recurso da equipa de Omhipiti teve mão poderosa de Feizal Sidat, Presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). No dia do jogo entre Omhipiti e Ferroviário de Nacala, o timoneiro da FMF, inclusive assistiu a mesma partida. Ao aperceberem-se da sua presença na primeira capital moçambicana, os sócios e simpatizantes de Omhipiti foram ao hotel onde Sidat estava hospedado pedindo-o para que a justiça fosse feita.

Na ocasião, segundo ainda contam as nossas fontes, Feizal Sidat recomendou-os a remeter um recurso ao Conselho Jurisdicional da Associação Provincial de Futebol de Nampula, onde neste momento encontra-se o referido documento reivindicativo.

Nossas fontes garantem-nos ainda que durante a reunião a porta fechada, na Associação Provincial de Futebol de Nampula, entre direcção da APFN, Feizal Sidat e Omhipiti Fc, foi instalado um clima de tensão pois o Presidente da FMF defendia com unhas e dentes a devolução dos três pontos a equipa de Omhipiti, pois na sua óptica houve injustiça na decisão do Conselho de Disciplina.

Aliás, alguns elementos de direcção da APFN abandonaram a sala por não concordarem com a actuação de Sidat, pois para eles, Feizal Sidat é apenas um Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, não estando capacitado a interferir as decisões das Associações Provinciais regidas por estatutos próprios.

Tal como referenciamos anteriormente, a reunião foi a portas fechadas, apesar de Omhipiti FC ter convidado os órgãos de comunicação social para presenciar o acto, estiveram fora dele.

Nas entrevistas, Feizal Sidat recusou-se a comentar a volta do polémico assunto, pois ironizou que assuntos da Associação Provincial são resolvidos pela própria Associação Provincial, pelo que remeteu os jornalistas a fazerem, apenas, as questões ligadas a selecção nacional, os Mambas.

Na ocasião, Januário Pastola, Presidente da Associação Provincial de Futebol de Nampula, garantiu que brevemente será disponível o possível desfecho.

De realçar que p recurso vem depois de ter sido realizado o sorteio da poule regional, onde na zona norte de Moçambique o Sporting figura no grupo B juntamente ao Desportivo de Pemba e UP do Niassa. A competição arranca no próximo dia 28 do mês em curso, a medida que o Ferroviário de Nacala está na série A com Águias Especiais de Niassa e Associação Desportiva de Pemba. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui