FORCOM condena a recolha de material e detenção de Jornalistas em Angoche

Angoche (Ikweli)-O Fórum das Rádios Comunitárias de Moçambique condena o  confisco de material e detenção de dois jornalistas da Rádio Comunitária Parapatho, pelo Conselho Municipal de Angoche e PRM local.

Os incidentes deram-se durante os primeiros dois dias da campanha eleitoral sendo que os membros do partido FRELIMO são apontados pelo FORCOM  como sendo protagonistas de tais actos.

De acordo com um Comunicado publicado naquele fórum que envolve rádios comunitárias não estatais, os jornalistas Ussene Mamur e Raisson Tomé João, foram escorraçados a mando da presidente do conselho municipal e do primeiro secretário da FRELIMO enquanto faziam a cobertura da campanha eleitoral da Frelimo nos dias 24 e 25 de agosto corrente, respectivamente. 

Numa publicação da Parapatho, o jornalista Ussene contou “eu estava a discutir com a guarda-costas da Dalila, porque arrancou a câmera o nosso colega,  de forma brutal escorraçava e perguntava quem o ordenou a captar as imagens ignorando toda e qualquer credencial apresentado no momento”.

Por sua vez, o jornalista Raisson João viu-se ameaçado e confiscado o seu material por estar a fazer cobertura de um acidente de viação no dia 25 no qual foram registados 16 feridos, todos membros do partido FRELIMO, os quais foram socorridos ao Hospital.

Como forma de impedir que a materia fosse publicada, a mando da Presidente do Conselho Municipal Dalila Ussene, seu material de trabalho foi recolhido e ele detido.

 “As orientações vieram da presidente Dalila Abdul Raimo Ussene e do primeiro secretário do partido Frelimo em Angoche Juma Varule” , disse. 

A reportagem da rádio Paraphato, acrescenta que “Tendo sido retirado o telefone, a câmara de filmar e o tripé, privando-lhes liberdade por algum tempo e forçados a apagar o material. Sem motivos para mantê-lo, o comando distrital não teve outra solução senão liberá-lo”.

Para o Fórum das Rádios Comunitárias de Moçambique,  Forcom este acto representa um claro atentado a violação do direito a liberdade de imprensa e de expressão (José Luís Simão)

Hot this week

Dino foi é o novo PCA do FNDS

Maputo (IKWELI) – O Conselho de Ministros, reunido em...

UniRovuma e Helpo reforçam parceria para ampliar estágios e acesso ao ensino superior

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e a...

INATRO vai emitir cartas de condução em Portugal

Maputo (IKWELI) – O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários...

Giquira avisa que não tolera corrupção na polícia municipal

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula,...

Topics

Dino foi é o novo PCA do FNDS

Maputo (IKWELI) – O Conselho de Ministros, reunido em...

UniRovuma e Helpo reforçam parceria para ampliar estágios e acesso ao ensino superior

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e a...

INATRO vai emitir cartas de condução em Portugal

Maputo (IKWELI) – O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários...

Giquira avisa que não tolera corrupção na polícia municipal

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula,...

UniRovuma já colhe frutos da sua participação na FENA 2026

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Ciências Alimentares e...

Uma Década de Voz para os Sem Voz

Hoje, celebramos uma década de existência do Jornal Ikweli,...