Nampula (IKWELI) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, também conhecido por Tio Salim, reuniu-se com administradores distritais em exercício na província para deles colher a experiência do funcionamento da administração pública àquele nível.
Tio Salim foi convidado pelos administradores e conviveram em Chocas Mar, no distrito de Mossuril, no último sábado (17).
“Eu fui convidado pelos chefes-adjuntos dos gabinetes distritais de preparação das eleições, que são os nossos administradores, para falamos um pouco do manifesto eleitoral e como implementar este manifesto eleitoral e aproveitamos discutir sobre a interação dos administradores e o Conselho Executivo Provincial”, disse Tio Salim, referindo que “deram-me também algumas informações daquilo que eu espero encontrar nos distritos que vou visitar”.
Tio Salim disse, ainda, que “o que eu quero é o nosso ciclo de transição, ou seja, o nosso ciclo de governação venha trazer soluções dos problemas que tem a província, nós queremos ver estradas transitáveis em perfeitas condições, queremos ver escolas reabilitadas e novas escolas, assim como a construção de novos hospitais”, prosseguindo que “nós sabemos que é uma situação desafiante, mas nós vamos tentar melhorar e fazermos aquilo que é possível dentro dos recursos que nós temos”.
Tio Salim “gabou-se” que “eu saio desta reunião com um feedback daquilo que é a conjuntura catual, a governação foi boa durante esses cinco anos dentro daquilo que foi possível, isto porque, também devemos aceitar que foram momentos difíceis por conta das calamidades naturais, como o ciclone entre outros”.
Esta nossa fonte recordou que “temos fábricas de caju praticamente paradas, mas não é um problema da província, é um problema internacional, os maiores compradores do caju fecharam as portas, porque aumentaram as taxas nos seus países, então nós devemos procurar outros consumidores”.
Os administradores de Malema, Morchido Momade, e Etelvina Fevereiro, do distrito de Nacala, asseguraram que o encontro foi produtivo, sobretudo porque tiveram a oportunidade de passar as suas experiências a um cidadão que, vencendo as eleições, será o melhor e maior governador que Nampula possa ter. (Hermínio Raja)