Intolerância política: Líder tradicional interrompe reunião da CAD em Mecanhelas

Mecanhelas (IKWELI) – Um líder comunitário, alegadamente membro do partido Frelimo, invadiu e interrompeu, no dia 10 de Agosto, uma reunião da delegação da Coligação Aliança Democrática (CAD), no povoado de Mtchuca na vila de Insaca, sede do distrito de Mecanhelas, na província do Niassa. 

Tudo começou quando no sábado, a delegação distrital da CAD em Mecanhelas escalou o povoado de Mtchuca para uma actividade política, junto dos membros da coligação daquela zona pertencente à área municipal. Sucede que, enquanto decorria a reunião, apareceu o líder tradicional local, que interrompeu o discurso do coordenador distrital da CAD, Bonifácio Muaparea, obrigando-o a abandonar o local. 

Segundo contou o porta-voz Baptista Namonde, “nós quando chegamos lá, dentro da reunião apareceu o próprio muene de nome Manuel. Ele invadiu a nossa reunião, dando declaração que foi induzido com o partido Frelimo em nome do Alves, que não podem acontecer reunião naquele povoado. Porque o próprio Alves é da Frelimo e filho daquele povoado”.

Namonde disse que os participantes contiveram os seus ânimos e não agiram contra. “Respeitamos minimamente o comportamento. Os membros que estavam lá perceberam que é um comportamento estranho, mas, num conjunto de muita gente pode existir comportamento de querer bater, mas não aconteceu”

O porta-voz disse que a delegação havia comunicado por escrito as autoridades policiais do distrito sobre o evento. “Quando o líder foi entregue o documento que diz respeito, rasgou”, no entanto, a fonte fez saber que a delegação vai colocar a queixa sobre o sucedido ao tribunal judicial do distrito. “E ele ir nos explicar junto com esse que está lhe induzir, onde é que levou o artigo que proíbe as reuniões dos partidos políticos. Não foi reunião da campanha, foi de simpatizantes, visita aos nossos membros, da mesma maneira que o partido Frelimo faz reuniões nos bairros”, concluiu.

Num vídeo amador posto a circular nas redes sociais, pode se perceber nas palavras do líder, expressões de aflição. Contudo, a delegação da CAD reitera que o momento eleitoral deve ser para exaltar a democracia e não de divergência entre actores políticos. (Jaime Joaquim, em Mecanhelas)

Hot this week

Dino foi é o novo PCA do FNDS

Maputo (IKWELI) – O Conselho de Ministros, reunido em...

UniRovuma e Helpo reforçam parceria para ampliar estágios e acesso ao ensino superior

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e a...

INATRO vai emitir cartas de condução em Portugal

Maputo (IKWELI) – O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários...

Giquira avisa que não tolera corrupção na polícia municipal

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula,...

Topics

Dino foi é o novo PCA do FNDS

Maputo (IKWELI) – O Conselho de Ministros, reunido em...

UniRovuma e Helpo reforçam parceria para ampliar estágios e acesso ao ensino superior

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e a...

INATRO vai emitir cartas de condução em Portugal

Maputo (IKWELI) – O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários...

Giquira avisa que não tolera corrupção na polícia municipal

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula,...

UniRovuma já colhe frutos da sua participação na FENA 2026

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Ciências Alimentares e...

Uma Década de Voz para os Sem Voz

Hoje, celebramos uma década de existência do Jornal Ikweli,...