Nampula (IKWELI) – A cabeça-de-lista do partido Renamo e candidata a governador de Nampula, Abiba Abá Linha, diz-se preocupada com os índices de uniões prematuras e partos extra-hospitalares na mais populosa província do país, por isso garante que o combate a estes males consta do seu manifesto eleitoral.
Esta cabeça-de-lista garante que vai contribuir na adopção de política claras de promoção de educação e instrução de raparigas e, ainda, a construção de hospitais com maternidades mais próximas à população.
Linha fez estas promessas aos eleitorados dos distritos de Monapo, Nacala-à-Velha e Nacarôa, onde, recentemente, trabalhou em pré-campanha eleitoral.
“Não podemos estragar o futuro das nossas filhas por conta da falta de políticas claras que possam ajudar a educação e sensibilização das nossas comunidades, sobre o perigo que o casamento prematuro pode causar futuramente”, disse Abiba Abá Linha, na vila de Nacarôa na última sexta-feira (2), onde assegurou que a sua acção será centrada na educação e obrigará o cumprimento das diversas normas e leis existentes no país .
“Não queremos casamentos prematuros nas nossas comunidades, vamos todos nos unir contra este mal, que tem perigado o futuro das nossas raparigas”, anotou esta fonte.
Em relação a partos extra hospitalares, Abiba Abá Linha, prometeu construir hospitais com maternidades equipadas e com parteiras qualificadas para evitar e combater com partos extra-hospitalares.
A outra preocupação apresentada por Abiba Abá Linha, é o combate a corrupção nas maternidades, questionando “porque é que nesses 49 anos de independência continuamos com cobranças ilícitas nas maternidades da nossa província?”. (Redação)