MC Chamboco quer maior participação de jovens nos processos de tomada de decisão

0
328

Nampula (IKWELI) O aumento do interesse e participação dos jovens na vida política do país é um dos factores que contribui para o fortalecimento da democracia e riqueza dos debates sobre as questões e problemas nacionais.

E, é por conta disso que, o jovem activista André Cardoso, mais conhecido pelo nome artístico MCChamboco, quer maior participação de jovens nos espaços políticos de forma a promover os seus direitos no processo de tomada de decisões públicas.

Trata-se de um rapper que, através das suas barras e rimas, busca chamboquearo governo do dia, por conta dos problemas que o país tem vindo a enfrentar.

Segundo a fonte, suas músicas carregam consigo mensagens críticas que visam influenciar mudanças positivas de mentalidade.

Segundo Chamboco, seu sonho é usar as artes e a cultura para assegurar uma participação mais activa dos jovens em debates e tomadas de decisão, além de fomentar a democracia em Moçambique, por meio de iniciativas práticas que incentivem a transformação social.

O meu trabalho é sintomático de algo que acredito, eu tenho uma crença de um Moçambique melhor, uma crença de que participar nos espaços públicos é uma coisa que os jovens devem fazer no processo de construção de um Estado que acaba de sair de uma colonização e que sem a participação dos jovens, dos artistas, académicos e jornalistas não vamos a lado nenhum. Eu acredito profundamente que isso é necessário e se me coloca em situações de risco tudo bem. Tive muita pressão para não continuar a fazer, referiu quando questionado sobre a sua segurança quanto ao estilo de música que faz.

Em entrevista ao Ikweli, MC Chamboco fez saber que aquando da explosão das dívidas ocultas, por via de uma corrente de amizades, composta por jornalistas e académicos, decidiu esboçar um movimento sociocultural designado por “Criar Moçambique”, um projecto que visa essencialmente promover, defender os direitos dos jovens a partir das artes e culturas, acima de tudo questionar e passar mensagens positivas.

A ideia desse movimento é dar seguimento ao trabalho que veio do Chamboco para continuar a propor algumas soluções para coisas que nós sentimos que nos inquietam como jovens e como cidadãos e que a ideia de liberdade de expressão pode nos ajudar a resolver, explicou.

Chamboco disse ter feito parte, igualmente, de um projecto denominado “Juventude, Arte e Governação Inclusiva”, que estava a ser implementado nos municípios de Chimoio e Quelimane, onde a essência era formar jovens aspirantes a artistas em matérias políticas para posteriormente, através do movimento criar, transformá-lo em arte.

Ainda há dois dias, recebi quatro jovens vindos de Chimoio que estão a dar continuidade a esse trabalho, eles advogam igualmente em Quelimane nos bairros, nas cidades e nas províncias e porque a arte não tem fronteiras eles advogam para Moçambique inteiro e quiçá para o exterior. Ou seja, sinto que há um efeito positivo na mudança de mentalidade dos jovens que fazem, mas também daqueles que tem acesso a esse produto, afirmou.

Num passado recente, MC Chamboco lançou uma música intitulada “Eu não desisto do meu País”, trata-se de um trabalho que surge no contexto eleitoral com uma mensagem que chama exclusivamente a consciência dos jovens e da sociedade em geral sobre a necessidade de participar dos processos eleitorais de forma a decidir os destinos do país.

Com a música coloco numa primeira parte as pessoas a reflectirem numa espécie imaginativa, sobre o que poderia ser de um país se as pessoas não fossem votar. Coloco esse choque de realidade para as pessoas numa segunda parte da importância e incentivo, finalmente, as pessoas a continuarem para este processo e definitivamente independentemente das circunstâncias, votar ainda é uma forma de participação mais extensa que existe, sublinhou.

Importa referir que o activista anseia lançar um álbum denominado o Segredo de Estado, o mesmo está previsto para finais do presente ano (Ângela da Fonseca)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui