Nampula (IKWELI) – O Secretário-geral do partido Frelimo, Daniel Chapo, que também é candidato presidencial, levou Eduardo Mariamo Abdula (Tio Salim), cabeça-de-lista dos camaradas e candidato a governador de Nampula para o distrito de Nacarôa, a fim de apresentar a população local e dizer que “este é o homem certo”.
No showmício realizado na vila de Nacarôa, a moldura humana que acorreu era de uma dimensão da aceitabilidade que Tio Salim tem na província de Nampula, em todas as suas dimensões.
“Vamos desenvolver Nacarôa para o crescimento da província e por conseguinte o país no seu todo, vamos continuar a trabalhar para o respeito da nossa cultura. Vamos trazer empresas onde os nossos jovens vão ter empregos para receber dinheiro, vamos ter fábricas homens e mulheres vão ter emprego e só assim poderemos desenvolver o distrito”, prometeu Chapo, deixando claro que isso só pode se materializar tendo Eduardo Mariamo Abdula a conduzir os destinos do maior círculo eleitoral do país.
Uma das primeiras áreas onde o candidato presidencial prevê actuar caso vença as eleições de outubro próximo é o sector da saúde, pois para ele urge a necessidade de trabalhar com os profissionais da área para que pautem por uma postura de atendimento ao paciente de forma humana.
“Vamos exigir a melhoria de atendimento à nossa população e ao mesmo tempo vamos combater a corrupção. Não podemos achar normal as parteiras pedirem dinheiro para poder atender bem as nossas mulheres na maternidade, vamos combater essas práticas, a nossa população não pode ser exigida dinheiro no hospital enquanto o Estado já paga para atenderem bem a nossa população”, prometeu.
Chapo sublinhou, igualmente, que caso vença o executivo continuará a trabalhar para promover mais empregos para os jovens, na altura lembrou a população que aquando da sua administração no distrito de Nacala-à-Velha foram criados cerca de cinco mil empregos para a camada juvenil.
“Não estamos a falar de boca para fora, estamos a falar porque temos experiência e a população viu-nos a criar empregos para jovens, é por isso que estamos a nos candidatar para podermos criar mais empregos para a nossa juventude. Nós sabemos que por vezes os jovens são exigidos dinheiro para ter emprego, nós vemos combater isso”, afirmou.
Trabalhar para o combate a corrupção no país é o foco principal do candidato ao escrutínio de 9 de outubro, por isso, pede que haja unidade nacional por forma a garantir a vitória do partido.
“O poder está no povo e o povo merece o bem, para isso precisamos combater a corrupção no seu todo, porque o dinheiro que devia ir para hospital, escola, estrada, acaba indo para uma única pessoa ou grupo de pessoas e isso temos que travar, confiem em nós. Não podemos aceitar que alguém venha nos dividir, a unidade nacional é um valor importante para continuarmos unidos do Rovuma ao Maputo, só assim podemos vencer todo mal que nos aparece pela frente”, referiu.
Com o seu discurso que, supostamente cativa a confiança dos eleitores, o secretário-geral interino do partido Frelimo arrolou mais intervenções que pretende realizar na sua governação caso vença as eleições. (Ângela da Fonseca)