Desmatamento ameaça recursos florestais em Nampula

0
452
ha muitos exploradores furtivos de madeira em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, disse na última sexta-feira (5) que o desmatamento continua a constituir uma ameaça aos recursos florestais e a biodiversidade naquele ponto do país.

A cidade de Nampula acolheu na sexta-feira em referência uma auscultação pública sobre o anteprojeto da Lei de Florestas e Fauna Bravia, e foi nessa ocasião que o governante fez estas considerações.

“Moçambique é rico em recursos florestais, os quais contribuem para o fornecimento de produtos florestais que garantem a sobrevivência das nossas populações provendo alimentos, carvão vegetal, plantas medicinais, material mobiliar e entre outras”, contextualizou Neto, prosseguindo que, “no entanto, as florestas em Moçambique passam constantes ameaças como desmandamentos para fins de agricultura e produção de produtos lenhosos e são, por conseguinte, as principais causas para a perda da biodiversidade ao nível nacional”.

Jaime Neto anotou ainda que “a aprovação da lei de florestas traz esperança de melhorias dos mecanismos de conservação e gestão na utilização destes recursos, dai que há necessidade de explorar, de forma sustentável, sobpena de uma vez escasso e trazer problema a nossa sociedade”.

Cláudio Afonso, director nacional de Florestas, no ministério da terra e Ambiente, também, interveio na ocasião, tendo dito que “o país perde anualmente cerca de 267 mil meticais”, com o desmatamento e utilização indevida dos recursos florestais, por “é necessário implementar programas que promovam produtos florestais”.

Do distrito de Mecubúri, que alberga uma reserva florestal, o administrador Orlando Muaevano, disse que a fiscalização é fraca naquela circunscrição.

“A reserva de Mecubúri tem algumas espécies em extinção, por exemplo o pau preto que é a madeira mais procurada pelos caçadores furtivos”, disse Muaevano. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui