Nampula (IKWELI) – Os amigos do cabeça-de-lista do partido Frelimo, e candidato a governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, também conhecido por Tio Salim, efectuaram, em sua representação, a entrega de 9 quadros pretos e quantidades não especificadas de giz branco a direcção e alunos da escola secundária de Muatala, nos arredores da cidade de Nampula.
Tio Salim ficou a saber, por meio da imprensa, que perto de 900 alunos enfrentavam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, por conta da falta de quadro preto e giz, ao que ele mobilizou apoios e adquiriu o material que foi entregue na manhã desta sexta-feira (5).
Luís Vasconcelos, que encabeçou o grupo dos Amigos do Tio Salim, recordou que “ele é uma pessoa de um coração enorme”, por isso “trouxe esses 9 quadros para que todas estas salas possam ter um quadro para os alunos acompanharem o que a professora está a explicar pelo quadro”.
“O cabeça-de-lista ficou sensibilizado com a notícia da falta de quadros. Se não há quadros é porque não há aulas e fica o processo comprometido”, anotou esta fonte, recordando que “é para que alunos possam receber as aulas condignamente”.
A professora Emiliana, que lecciona em uma das 9 turmas, reconhece que “era difícil trabalhar. Eu tinha algumas palavras muitos difíceis que não tinha como ditar aos meus alunos, mas agora estou feliz porque vou passar a escrever no quadro”.
“Há palavras muito difíceis, tinha que ditar letra por letra e o tempo não permitia. Agora vai ficar tudo bem”, sublinhou a educadora.
O director da escola secundária de Muatala, Hilário Pacheleque, era um homem de poucas palavras, feliz porque saiu de um sufoco que podia comprometer o aproveitamento pedagógico na instituição que dirige.
“O sentimento é de satisfação, estávamos mal, numa altura como esta em que estamos desprovidos de valores, uma oferta desta natureza nos deixa feliz”, comentou, agradecendo o gesto.
Pacheleque justificou que “tínhamos quadros no princípio do ano, mas como eram quadros da última qualidade não aguentaram por muito tempo, estragaram-se. Os alunos quase não aprendiam nada. Com essa oferta os alunos vão assimilar mais as matérias”.
A aluna Fátima, também, não escondeu a satisfação e, depois de um obrigado geral ao Tio Salim proferido pelos alunos, ela comentou que “era difícil estudar sem quadros. Agradecemos por nos darem esse quadro”. (Redação)