Nampula (IKWELI) – A direcção da escola primária e completa de Mutotope, nos arredores da cidade de Nampula, anda exausta por causa dos frequentes roubos que ali ocorrem, os quais são protagonizados por indivíduos desconhecidos, possivelmente ligados ao famoso “Grupo 15”, os super e malignos assaltantes que infernizam vários bairros da maior autarquia do norte de Moçambique.
Desesperados, os gestores decidiram construir um muro de vedação, mas como não têm meios, recorreram aos pais e encarregados de educação para contribuírem com 50,00Mt (cinquenta meticais) cada para minimizar o problema.
“No mês passado vinha aquele grupo 15, vandalizou a escola junto com as mercearias que estão aqui perto”, disse ao Ikweli João Bernardo, secretário do Conselho de Escola em Mutotope, anotando que todas as 800 carteiras que a instituição dispunha foram roubadas.
A escola primária e completa de Mutotope conta com, pelo menos, 5500 alunos, distribuídos em 3 turnos, com apenas 9 salas de aula e 40% destas estudam ao relento. (Hermínio Raja)