Maputo (IKWELI) – A União Europeia (UE) investe mais de 400 milhões de euros para apoiar Moçambique nas eleições, questões de segurança em Cabo Delgado e no desenvolvimento do país.
A disponibilidade do montante foi declarada pela Alta Comissária e Responsável pelas Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, na terça-feira (18) em Maputo, após o encontro conjunto entre a delegação da União Europeia e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verônica Macamo.
A comissária sublinhou que Moçambique é um país com mais de 50% da população jovem, e é por essa razão que a União Europeia, conjuntamente com o governo moçambicano, tem se empenhado nos esforços de apoio, este investimento principalmente para apoiar a população jovem na sua educação, criação de oportunidades de emprego e no empoderamento de forma que possa ocupar o seu real lugar no futuro do país.
“O nosso empenho financeiro em Moçambique ultrapassa Quatrocentos milhões de Euros, eis a razão da minha presença aqui na cidade das acácias para aprofundar esta parceria, encorajar como fazer com que as novas empresas europeias invistam em Moçambique, reforçar a cooperação a nível bilateral, regional e multilateral”, disse.
Por seu turno, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verônica Macamo, sublinhou a importância do investimento europeu no pais, sobretudo para a juventude, “não só em termos de integração da vida política, económica e sócio- cultural, mas também relevar efectivamente nas áreas mais sensíveis da juventude, porque a juventude é a parte mais importante da nossa população”, observou Macamo. (António Mazive)