Nampula (IKWELI) – A direção da escola primária de Mizerepane, localizada no distrito de Monapo, mostra-se preocupada e denuncia a falta do envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o que contribui para o registo de casos de uniões prematuras e gravidezes precoces em raparigas.
Segunda o presidente do conselho da escola de Mizerepane, Gabriel Calisto, esta situação é preocupante, igualmente está na origem de violação dos direitos das crianças e dos alunos sobretudo do sexo feminino.
“Toda a direção da escola primária está preocupada com os pais e encarregados de educação que não se importam com os seus educandos, por isso a escola tem registado abandono dos alunos, muita mais as rapigas que muitas vezes são submetidas a uniões prematuras que resultam em gravidez”, sublinhou a fonte.
No entanto, anotou que “depois das nossas alunas serem engravidadas, a sua maioria abandona a escola e no final são abandonadas pelos seus parceiros, então esta situação faz com que cada vez mais vivamos na pobreza e as mulheres continuem com o fraco empenho no processo de ensino e aprendizagem”, acrescentando que “como membro do conselho da escola estou indignado pelo comportamento da sociedade residente aqui em Mizerepane e por este meio o governo deve continuar a trabalhar para a mudança de comportamento humano em algumas zonas rurais”.
O director adjunto da escola primária de Mizerepane, José Januário, apela o engajamento dos pais e encarregados de educação para a garantia da qualidade de ensino dos alunos.
“De facto estamos preocupados e o nosso desejo é garantir o ensino de qualidade aos alunos, também esperamos a colaboração muito boa dos pais e encarregados de educação dos alunos para a promoção e desenvolvimento das raparigas”, disse. (Nelsa Momade)