Nampula (IKWELI) – Assinala-se amanha, sábado, 1 de junho, o Dia Internacional da Criança e petizes que vivem na rua na cidade de Nampula, incluindo as que praticam diversas actividades na rua, dizem que não têm esperança de passar a efeméride condignamente, quando antes vai observar mais uma rotina de violação dos seus direitos.
O Ikweli conversou com algumas delas, que na capital norte encontraram as ruas e avenidas um local para viver.
São algumas delas crianças órfãs, sobrinhos e filhos que por falta de condições se viram obrigadas a recorrer ao comércio informal e outras ainda por maus tratos.
Para esses petizes, o dia Internacional da Criança é visto como uma data qualquer, pois nunca tiveram o privilégio de vestir roupas novas, brincar e passear em locais onde normalmente as crianças gostam de estar.
Como é o caso de Juma, menino de rua que revelou ao Ikweli que ter uma roupa nova sempre foi um sonho, por isso o dia é considerado normal.
Pedro, igualmente, menino de rua, disse não ter um plano para o dia. “Não tenho nenhum plano para este dia, porque não tenho fundo [dinheiro] algum para comprar alguma roupa nova ou comida”.
Já Bartolomeu, órfão de pai e mãe com apenas 10 anos de idade, encontra-se a frequentar a 5ª classe no período da manhã. No entanto, o menino contou que reside com a irmã mais velha e como forma de ajudar nas despesas de casa decidiu vender bolinhos nas principais avenidas da cidade.
Assustado e tímido o menino afirmou nunca ter festejado o dia, visto que todos os anos quando chega a data preocupa-se apenas com a venda dos bolinhos.
“Este ano será como outros, nunca tive roupas novas para usar nesse dia, para mim 1 de Junho tem sido como qualquer outro, porque preciso vender para ajudar nas despesas de casa”.
Como forma de proporcionar um dia diferente para essas crianças, o Conselho Municipal da cidade de Nampula através do departamento de Saúde dentro das suas responsabilidades sociais vai organizar uma festa para os meninos no dia 1 de Junho.
Em entrevista ao Ikweli, o vereador do pelouro de Saúde, Género e Acção Social do Conselho Autárquico, Baldo Duarte, disse que tal actividade é um evento conjunto que está a ser coordenada pelo pelouro de educação e saúde.
“Para esta data, em conjunto com o pelouro de Educação e Saúde vamos proporcionar um dia diferente para essas crianças oferecendo um lanche”, disse. (Ruth Lemax)