Nampula (IKWELI) – Finalmente, depois de um desentendimento com pais e encarregados de educação de formandos, que até chegaram a promover uma manifestação pacífica, o Instituto Politécnico Boa Esperança de Nampula (IPOBEN) já está a graduar os seus formados.
Nos últimos dois fins-de-semana, a instituição promoveu cerimónias de graduação nas cidades de Nampula e Nacala.
Na cidade de Nampula, 578 técnicos médios de Medicina Geral, Enfermagem Geral e de Saúde Materno Infantil foram graduados no último sábado (25).
Ali Sicola, Presidente do Conselho da Administração (PCA) do IPOBEN, voltou a garantir que a instituição “continua firme na sua missão de formar profissionais de saúde de qualidade, investindo na juventude como sector de inovação e excelência de ensino, olhando para o futuro para tornar o Instituto Politécnico Boa Esperança na referência de profissionais de saúde, na cidade de Nampula, contribuindo assim para o desenvolvimento”.
O governo, que esteve representado por Nordeniz Alfredo, da direcção provincial da Saúde de Nampula, está ciente que estes novos profissionais poderão contribuir na redução do deficit de quadros no sector.
O administrador do distrito de Nampula, Abdulremane Selemane, apelou aos recém-graduados para que pautem por uma actuação profissional quando estiverem a exercer a profissão. “Devemos saber como nos comportarmos, não só para ganhar o certificado de mérito, mas também para dizer que é assim que um funcionário público deve se comportar, porque não ficará bem recebermos processos disciplinares por mau comportamento dos nossos colegas de saúde. Alguns colegas foram mencionados com bom comportamento e devem continuar lá em Namiepe tenham quando estiverem na unidade sanitária”, concluiu. (Virgínia Emília)