Nampula (IKWELI) – Em carta datada de 7 do corrente mês, a Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) não aprovou o pedido da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio (UniLúrio) para a inscrição de médicos recém-formados por aquela instituição ao exame de certificação.
O exame deverá decorrer a 11 do corrente mês, por isso em carta dirigida ao Dr. Alarquia Aly Saíde, director da Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio, a OrMM decidiu não aprovar ao pedido “por não estar de acordo com os requisitos de inscrição, bem como pelo risco de abertura de precedentes com potencial insustentabilidade no futuro”.
A saúde institucional da UniLúrio não tem estado nos seus melhores momentos nos últimos anos, tanto é que estudantes e docentes denunciam frequentemente o mau ambiente instalado na instituição.
Por conta desse problema de gestão de topo da instituição, há docentes que não dão aulas, praticamente, porque não tem como se locomover para o campus de Marrere, pois os autocarros que os transportavam foram parqueados por ordens da reitora. (Redação)